Avaliação da mortalidade de uma UTI de Sergipe segundo escore fisiológico agudo simplificado (SAPS 3)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/jeic.v1i1.13939

Palavras-chave:

Cuidados críticos, Unidade de terapia intensiva, Mortalidade hospitalar, Epidemiologia, Índice de gravidade de doença, SAPS 3.

Resumo

Justificativa e Objetivos: a avaliação da gravidade dos pacientes admitidos e a suposição de prognósticos são características essenciais na medicina intensiva. O objetivo deste artigo é descrever o perfil epidemiológico e avaliar a mortalidade dos pacientes de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) segundo o cálculo do índice prognóstico Simplified Acute Physiology Score (SAPS) 3 por meio da sua equação global e da customizada para a América Latina. Métodos: trata-se de um coorte prospectivo realizado em uma UTI de Sergipe, com casos ocorridos entre setembro de 2018 e março de 2019. Os dados clínicos, demográficos e parâmetros para o cálculo do escore foram coletados em prontuários. A Standardized Mortality Ratio (SMR), a discriminação e a calibração foram calculadas para ambas as equações. Resultados: foram incluídos 78 pacientes, sendo 60% do sexo masculino. A idade média foi 61,7 ± 17,2 anos. As infecções respiratórias foram a principais causas de internação (32,1%). O menor valor do SAPS 3 foi 13, e o maior, 90, com média de 65,9 ± 25,5. A mortalidade observada foi de 61,5%, e a média presumida foi de 47,4% pela equação global (SMR= 1,3) e 57,8% pela customizada (SMR= 1,04). O SAPS 3 demonstrou discriminação e calibração adequada. Conclusão: foi identificada uma alta taxa de mortalidade no estudo, no entanto a média do escore SAPS 3 encontrado foi superior à maioria das publicações. O perfil epidemiológico encontrado mostrou-se próximo aos de outras unidades semelhantes. Ambas as equações apresentaram calibração e discriminação adequadas, com desempenho superior da equação customizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Silva Santos, Departamento de Medicina de Lagarto Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Medicina de Lagarto Universidade Federal de Sergipe

Jamile Fontenelle Barros, Departamento de Medicina de Lagarto Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Medicina de Lagarto Universidade Federal de Sergipe

Marco Aurélio de Oliveira Góes, Departamento de Medicina de Lagarto Universidade Federal de Sergipe

Residência em Infectologia Especialista em Medicina de Família e Comunidade

Publicado

2020-01-11

Como Citar

de Assis, L. G. R., Nery Neto, C. da S., Santos, G. S., dos Santos, A. W., Silva, C. H. S., Barros, J. F., Mendes, T. da S., & Góes, M. A. de O. (2020). Avaliação da mortalidade de uma UTI de Sergipe segundo escore fisiológico agudo simplificado (SAPS 3). Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 10(1). https://doi.org/10.17058/jeic.v1i1.13939

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL