Exposição a materiais biológicos: acidentes de trabalho entre os profissionais de saúde

Autores

  • Evelyn Maria Braga Quirino Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.
  • Cynthia Angelica Ramos de Oliveira Dourado Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.
  • Izabella Karla Lopes de Andrade Universidade de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.
  • Morgana Cristina Leôncio de Lima Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.
  • Clarissa Mourão Pinho Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.
  • Mônica Alice Santos da Silva Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.
  • Maria Sandra Andrade Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v10i4.15296

Palavras-chave:

Acidente de Trabalho, Riscos Ocupacionais, Exposição Ocupacional, Epidemiologia.

Resumo

Justificativa e Objetivo: Os impactos resultantes dos acidentes ocupacionais provocam riscos evitáveis à saúde dos trabalhadores. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi descrever os acidentes de trabalho com exposição a materiais biológicos entre profissionais da área de saúde. Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, realizado a partir de informações fornecidas pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação no período de 2014 até 2016, na análise foi realizada os testes estatísticos pelo software Statistical Package for Social Science 20,0 calculadas as frequências absoluta e relativa, para comparação das distribuições das proporções de cada categoria e o nível de significância foi utilizado o teste de qui-quadrado (X2). Resultados: Foram analisadas 4.260 notificações, que indicaram um maior predomínio do sexo biológico feminino (83,53%),acometeu mais os técnicos de enfermagem(62,21%),e verificou-se que a maioria dos acidentes foram do tipo percutâneos(3.195; 75,0%) com agulha com lúmen (56,1%). Conclusão: Consideram-se necessárias estratégicas para a mudança de condutas que expõe o profissional a riscos, além de salientar a importância da correta notificação dos acidentes de trabalho, pois a partir do registro conseguem-se gerar um panorama situacional, subsidiando os gestores e profissionais para planejamento de medidas de segurança e enfrentamento dos entraves.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-10-04

Como Citar

Quirino, E. M. B., Dourado, C. A. R. de O., Andrade, I. K. L. de, Lima, M. C. L. de, Pinho, C. M., Silva, M. A. S. da, & Andrade, M. S. (2020). Exposição a materiais biológicos: acidentes de trabalho entre os profissionais de saúde. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 10(4). https://doi.org/10.17058/reci.v10i4.15296

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL