Avaliação do Sistema de Informações Hospitalares como instrumento para vigilância da malária na Amazônia Legal. Brasil, 1998-2005

Autores

  • Erika Valeska Rossetto Ministério da Saúde.
  • George Santiago Dimech Ministério da Saúde.
  • Rui Moreira Braz Ministério da Saúde.
  • José Lázaro de Brito Ladislau Norte Energia S.A.
  • Wildo Navegantes de Araújo Faculdade UnB Ceilândia. Universidade de Brasília.

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v3i2.3390

Resumo

Justificativa e Objetivos: O Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS) é um sistema voltado para o gerenciamento de ambientes hospitalares. O objetivo deste trabalho foi avaliar o SIH/SUS como instrumento para vigilância da malária na Amazônia Legal. Método: Realizou-se a análise dos registros de internações por malária no SIH/SUS, na Amazônia Legal, no período de 01 de janeiro de 1999 a 31 de dezembro de 2005. A avaliação foi baseada no Updated Guidelines for Evaluating Public Health Surveillance Systems do Centers for Disease Control and Prevention. Resultados: As internações por malária representavam 0,98% (118.775) do total das internações da Classificação Internacional de Doenças (CID 10), por local de residência, na Amazônia Legal, sendo 41% (48.674) por malária não especificada (NE). Foram registrados 150 óbitos, sendo 100% por malária NE. A curva da taxa de internação é descendente, sendo de 0,96% em 1998, 0,60% em 2000 e 0,46% em 2005. As internações por malária NE custaram R$ 7.595.701,36 ao SUS. Conclusão: O conjunto dos resultados das avaliações dos atributos e a resposta que o sistema fornece para a efetiva vigilância do agravo tornam o sistema útil. Deve-se estabelecer uma rotina de exploração deste sistema como fonte de informação nos serviços de vigilância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Valeska Rossetto, Ministério da Saúde.

1-Mestranda do programa de pós-graduação em Medicina Tropical, área de concentração Doenças Tropicais e Saúde Internacional. Instituto de Medicina Tropical de São Paulo. Universidade de São Paulo. 2- Egressa do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços dos SUS (EPISUS). Coordenação-Geral de Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública (CGVR). Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis (DEVIT). Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS). Ministério da Saúde (MS).

George Santiago Dimech, Ministério da Saúde.

Unidade Técnica do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS. Coordenação-Geral de Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública (CGVR). Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis (DEVIT). Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS). Ministério da Saúde (MS).

Rui Moreira Braz, Ministério da Saúde.

Coordenação-Geral de Monitoramento e Avaliação (CGMA). Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (DEMAS). Secretaria Executiva. Ministério da Saúde.

José Lázaro de Brito Ladislau, Norte Energia S.A.

Gerente de Saúde Pública.

Wildo Navegantes de Araújo, Faculdade UnB Ceilândia. Universidade de Brasília.

Professor Adjunto de Epidemiologia. Colegiado de Saúde Coletiva. Faculdade UnB Ceilândia. Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2013-04-05

Como Citar

Rossetto, E. V., Dimech, G. S., Braz, R. M., Ladislau, J. L. de B., & Araújo, W. N. de. (2013). Avaliação do Sistema de Informações Hospitalares como instrumento para vigilância da malária na Amazônia Legal. Brasil, 1998-2005. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 3(2), 50-55. https://doi.org/10.17058/reci.v3i2.3390

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL