Avaliação sorológica de HIV por técnicas de Elisa de quarta geração.

Autores

  • Aline Daniele Schuster Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v3i4.3895

Resumo

Justificativa e Objetivos: Desde a introdução, em meados da década de 1980, o teste de HIV melhorou gradualmente, em termos de sensibilidade e especificidade. Visando comparar duas metodologias de teste imunoenzimático (ELISA) de 4ª geração para identificação do vírus da imunodeficiência humana (HIV) foi realizado um estudo das técnicas utilizadas em um centro hemoterápico para sua determinação. Métodos: estudo retrospectivo descritivo das técnicas de ELISA de 4ª geração, onde foram analisados todos os resultados gerados a partir das amostras de sangue obtidas de doadores com idade de 16 a 68 anos conforme a legislação vigente, que compareceram a um banco de sangue regional no período de novembro de 2010 a outubro de 2011. Resultados: A partir de 8.475 amostras colhidas através da doação de sangue, 06 destas foram reagentes ou inconclusivas para testes de triagem, sendo então analisadas por um teste confirmatório, o Western Blot, onde dentre estas apenas uma foi confirmada como reagente para o vírus. Conclusão: Diversos fatores influenciam na positividade de amostras em triagens, tais como, tipo de teste utilizado, janela imunológica, o uso de antirretrovirais, além de fatores biológicos pessoais dos indivíduos infectados. A eficácia dos testes de triagem de HIV deve ser determinada e a metodologia aprimorada a fim de que se possa determinar com segurança a existência ou não de contaminação dos materiais derivados que serão utilizados posteriormente. São necessárias várias pesquisas para aprimorar cada vez mais os testes de triagem e dar a devida ênfase a fatores que se evidenciaram na distorção dos resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Daniele Schuster, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Medicina e Ciências da Saúde na PUCRS, pesquisa no Laboratório de Biofísica celular e Inflamação.

Downloads

Publicado

2013-10-04

Como Citar

Schuster, A. D. (2013). Avaliação sorológica de HIV por técnicas de Elisa de quarta geração. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 3(4), 122-127. https://doi.org/10.17058/reci.v3i4.3895

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL