Notificação de infecções em unidade neonatal com critérios nacionais.

Autores

  • Janita Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Lêni Márcia Anchieta Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Lenize Adriana de Jesus Hospital das Clínicas da UFMG.
  • Fabiane Scalabrine Pinto Hospital das Clínicas da UFMG.
  • Guilherme Augusto Armond Hospital das Clínicas da UFMG.
  • Wanessa Trindade Clemente Faculdade de Medicina da UFMG.
  • Maria Cândida Ferraz Bouzada Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Roberta Maio de Castro Romanelli Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v3i3.3954

Resumo

Justificativa e Objetivos: : O controle de infecções relacionadas à assistência a saúde em neonatos representa um desafio e um sistema de vigilância ativa é essencial definir medidas preventivas. Este estudo tem como objetivo descrever as principais topografias e indicadores de infecções relacionadas à assistência a saúde em Unidade Neonatal conforme os critérios de vigilância epidemiológica estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Métodos: Trata-se estudo transversal, observacional, prospectivo, realizado de 2009 a 2010. Foram incluídos todos os pacientes sob risco e a notificação de infecções seguiu os critérios recomendados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Análise estatística, com cálculo da densidade de incidência de infecções, frequência e percentual de microrganismos, mortalidade, letalidade e densidade de incidência de infecções associadas a procedimentos invasivos. Resultados: Foram acompanhados 609 neonatos sob risco, totalizando 13.215 pacientes-dia no período. A densidade incidência de infecção foi de 26,3 por 1000 pacientes-dia, predominando infecção de corrente sanguínea (58,8%). Em 116 (33,4%) casos de infecções notificadas, houve isolamento de microrganismo, predominando Staphylococcus coagulase negativo. Conclusão: Os principais indicadores de infecções e topografias foram semelhantes a outros estudos conduzidos previamente. A definição de parâmetros de vigilância epidemiológica de infecções relacionadas à assistência a saúde em nível nacional é fundamental para o planejamento de ações com o objetivo de prevenir estes agravos em populações suscetíveis como neonatos. Descritores: Vigilância Epidemiológica, Infecção Hospitalar, Neonatologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lêni Márcia Anchieta, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Doutora em Saúde da Criança e Adolescente, Faculdade de Medicina da UFMG. Professora do Departamento de Pediatria, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Lenize Adriana de Jesus, Hospital das Clínicas da UFMG.

Estatística. Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital das Clínicas da UFMG.

Fabiane Scalabrine Pinto, Hospital das Clínicas da UFMG.

Mestre em Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina UFMG. Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital das Clínicas da UFMG.

Guilherme Augusto Armond, Hospital das Clínicas da UFMG.

Especialista em Prevenção e Controle de Infecções. Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital das Clínicas da UFMG.

Wanessa Trindade Clemente, Faculdade de Medicina da UFMG.

Doutora em Infectologia e Medicina Tropical. Professora do Departamento de Propedêutica Complementar, Faculdade de Medicina da UFMG.

Maria Cândida Ferraz Bouzada, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Doutora em Saúde da Criança e Adolescente, Faculdade de Medicina da UFMG. Professora do Departamento de Pediatria, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Roberta Maio de Castro Romanelli, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Doutora em Saúde da Criança e Adolescente, Faculdade de Medicina da UFMG. Professora do Departamento de Pediatria, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2013-07-04

Como Citar

Ferreira, J., Anchieta, L. M., Jesus, L. A. de, Pinto, F. S., Armond, G. A., Clemente, W. T., Bouzada, M. C. F., & Romanelli, R. M. de C. (2013). Notificação de infecções em unidade neonatal com critérios nacionais. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 3(3), 75-81. https://doi.org/10.17058/reci.v3i3.3954

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL