Mulher mastectomizada: intervenção de enfermagem e atividade natural killer.

Autores

  • Paula Cristina de Andrade Pires Olympio Universidade Federal do Espirito Santo
  • Eliane Lima Universidade Federal do Espirito Santo
  • Maria Helena Costa Amorim Universidade Federal do Espirito Santo

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v4i1.3960

Resumo

Justificativa e Objetivos: Psiconeuroimunologia é uma área para a atuação do enfermeiro, pois proporciona a aplica- ção de uma prática individualizada e humanista percebendo o paciente como um todo e atuando em aspectos físicos e psicológicos. O objetivo desse estudo foi avaliar a atividade das células Natural killer (NK) em mulheres com câncer de mama quando utilizada a técnica de relaxamento nas intervenções de enfermagem, e examinar a relação entre a atividade dessas células com o padrão de comportamento para stress e coping. Método: Trata-se de um ensaio clínico aleatorizado realizado com mulheres mastectomizadas, que foram submetidas ao tratamento quimioterápico. Resultado: Observa-se que os valores da atividade das células NK na 1ª dosagem dos grupos controle e experimental não foram significativos, o que demonstra que os grupos controle e experimental são inicialmente homogêneos. Entretanto, as mesmas razões na 2ª dosagem das células NK, nos mesmos grupos, foram significativas. Conclusão: A intervenção de enfermagem utilizando a técnica de relaxamento modificou a atividade das células NK, pois ocorreu aumento da atividade nas mulheres do grupo experimental após aprendizagem e prática da técnica de relaxamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Cristina de Andrade Pires Olympio, Universidade Federal do Espirito Santo

Doutoranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo.

Eliane Lima, Universidade Federal do Espirito Santo

Doutoranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo.

Maria Helena Costa Amorim, Universidade Federal do Espirito Santo

Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem e Coordenadora do Mestrado Profissional em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-01-04

Como Citar

Olympio, P. C. de A. P., Lima, E., & Amorim, M. H. C. (2014). Mulher mastectomizada: intervenção de enfermagem e atividade natural killer. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 4(1), 07-11. https://doi.org/10.17058/reci.v4i1.3960

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL