Aptidão cardiorrespiratória e fatores de risco cardiovasculares: um estudo com escolares de Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Autores

  • Miria Suzana Burgos Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Cézane Priscila Reuter Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Leandro Tibiriça Burgos Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Hildegard Hedwig Pohl Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Dulciane Nunes Paiva Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Éboni Marília Reuter Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Miriam Beatris Reckziegel Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Debora Tornquist Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Luciana Tornquist Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v3i4.4025

Resumo

Justificativa e Objetivos: A prática de atividade física e os potenciais benefícios sobre a aptidão cardiorrespiratória (APCR) devem ser considerados como prevenção primária de doenças crônico-degenerativas. O objetivo deste estudo foi relacionar o nível de APCR com os fatores de risco para as doenças cardiovasculares (obesidade e hipertensão arterial), em escolares do município de Santa Cruz do Sul – RS. Método: o estudo de caráter transversal, utilizou uma amostra de 1666 escolares, com idades entre 7 e 17 anos. A APCR foi avaliada através do Teste de Resistência Geral (9 minutos); como fatores de risco cardiovascular, foi considerada pressão arterial sistólica e diastólica e avaliações antropométricas que indicam obesidade, como índice de massa corporal, somatório de dobras cutâneas (ΣDC), percentual de gordura (%G), circunferência da cintura e relação cintura quadril (RCQ). Resultados: foi encontrada alta porcentagem de escolares com APCR insatisfatória (70,9% entre os meninos e 69,4% entre as meninas). Ao comparar a APCR com os fatores de risco cardiovasculares (obesidade e hipertensão), observa-se que os escolares com aptidão cardiorrespiratória satisfatória apresentam melhores médias para a IMC, CC, ΣDC, %G, PAS para ambos os sexos, e PAD, para o sexo masculino. Foi encontrada correlação fraca somente entre as variáveis idade (r= 0,431; p<0,001), ΣDC (r= -0,358, p<0,001) e %G (r= -0,338, p<0,001), para o sexo masculino. Conclusão: Os escolares avaliados apresentaram alta prevalência de aptidão cardiorrespiratória insatisfatória; escolares com APCR insatisfatória apresentam médias superiores para os indicadores de obesidade (IMC, CC, ΣDC, %G) e pressão arterial (PAS, para ambos os sexos; PAD, para o masculino), em relação aos que apresentam resultados satisfatórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miria Suzana Burgos, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora em Ciências da Educação e Ciências de Motricidade Humana. Docente do curso Educação Física da Universidade de Santa Cruz do Sul e coordenadora do Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Cézane Priscila Reuter, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Promoção da Saúde pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Doutoranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Leandro Tibiriça Burgos, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestre em Desenvolvimento Regional. Coordenador do curso de Educação Física da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Hildegard Hedwig Pohl, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora em Desenvolvimento Regional. Docente do curso de Educação Física e do Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul

Dulciane Nunes Paiva, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora em Medicina. Docente do curso de Fisioterapia e do Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul

Éboni Marília Reuter, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestranda em Promoção da Saúde pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

Miriam Beatris Reckziegel, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestre em Ciência do Movimento Humano. Docente do curso de Educação Física da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Debora Tornquist, Universidade de Santa Cruz do Sul

Licenciada em Educação Física e acadêmica do curso de Educação de Física – Bacharelado pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

Luciana Tornquist, Universidade de Santa Cruz do Sul

Licenciada em Educação Física e acadêmica do curso de Educação de Física – Bacharelado pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

Downloads

Publicado

2013-10-04

Como Citar

Burgos, M. S., Reuter, C. P., Burgos, L. T., Pohl, H. H., Paiva, D. N., Reuter, Éboni M., Reckziegel, M. B., Tornquist, D., & Tornquist, L. (2013). Aptidão cardiorrespiratória e fatores de risco cardiovasculares: um estudo com escolares de Santa Cruz do Sul, RS, Brasil. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 3(4), 148-152. https://doi.org/10.17058/reci.v3i4.4025

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL