Segurança ou insegurança do paciente internado: um estudo de caso

Autores

  • Rodrigo Galvão Bueno Gardona Universidade Federal de São Paulo
  • Beatriz Castro Reis Prefeitura Municipal de Minaçu-GO
  • Lucia Helena Rocha Vilela Universidade do Vale do Sapucaí -UNIVÁS

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v3i3.4050

Resumo

Segundo a Portaria do Ministério da Saúde Nº 2.616 de 12 de maio de 1998, define-se por infecção hospitalar qualquer infecção “adquirida após a admissão do paciente e que se manifeste durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares”. É de conhecimento que procedimentos assistenciais em saúde que não observam os princípios técnico-científicos, contribuem significativamente para casos de infecções relacionados à assistência à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Galvão Bueno Gardona, Universidade Federal de São Paulo

Bacharel em Enfermagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), Pouso Alegre/MG, Especializando em Prevenção e Controle de infecção relacionado à assistência à saúde, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo/SP, Membro do núcleo de pesquisa cuidar-te na Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo/SP.

Beatriz Castro Reis, Prefeitura Municipal de Minaçu-GO

Médica pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), Pouso Alegre/MG, atuando na atenção básica no Município de Minaçu-GO

Lucia Helena Rocha Vilela, Universidade do Vale do Sapucaí -UNIVÁS

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Professora de Enfermagem em Saúde Coletiva, da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), Pouso Alegre/MG.

Downloads

Publicado

2013-07-04

Como Citar

Gardona, R. G. B., Reis, B. C., & Rocha Vilela, L. H. (2013). Segurança ou insegurança do paciente internado: um estudo de caso. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 3(3), 110-112. https://doi.org/10.17058/reci.v3i3.4050

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA