Efeito de diferentes níveis de pressão positiva continua sobre a depuração pulmonar do 99mTc-DTPA

Autores

  • Dulciane Nunes Paiva Universidade de Santa Cruz do Sul, Departamento de Educação Física e Saúde, Curso de Fisioterapia.
  • Diogo Fanfa Bordin Universidade de Santa Cruz do Sul;Departamento de Educação Física e Saúde, Curso de Fisioterapia.
  • Ricardo Gass Universidade de Santa Cruz do Sul;Departamento de Educação Física e Saúde, Curso de Fisioterapia.
  • Camila da Cunha Niedermeyer Universidade de Santa Cruz do Sul;Departamento de Educação Física e Saúde, Curso de Fisioterapia.
  • Michele Saldanha Universidade de Santa Cruz do Sul;Departamento de Educação Física e Saúde, Curso de Fisioterapia.
  • Dannuey Machado Cardoso Universidade de Santa Cruz do Sul;Departamento de Educação Física e Saúde, Curso de Fisioterapia.
  • Mario Bernardo-Filho Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Sérgio Saldanha Menna-Barreto Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Interna.

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v4i2.4646

Resumo

Justificativa e Objetivos: A pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) produz alterações hemodinâmicas que influenciam na variabilidade do padrão respiratório e da frequência cardíaca, atuando como terapia adicional na prevenção de atelectasias e no combate à hipóxia. A taxa inalada do ácido 99mTecnécio dietilenotriaminapentacético (99mTc-DTPA), juntamente com alterações do epitélio pulmonar, causam aumento na taxa de depuração desse composto. O objetivo deste estudo foi avaliar a taxa de depuração pulmonar do 99mTc-DTPA através do uso de diferentes níveis de CPAP. Métodos: Estudo quase-experimental envolvendo 17 indivíduos hígidos. Aerossol 99mTc-DTPA foi nebulizado durante 3 minutos com o indivíduo na posição sentada. A taxa de depuração pulmonar foi avaliada através de cintilografia pulmonar sob respiração espontânea e com CPAP de 10 e 20 cmH2 O na posição sentada. A taxa de depuração foi expressa como o tempo de meia-vida (T½), que é o tempo requerido até que a atividade decaia para 50% do valor de pico. Resultados: A CPAP de 20 cmH2 O reduziu significativamente o T½ do 99mTc-DTPA na posição sentada (p=0,005). No entanto, CPAP de 10 cmH2 O não alterou o T½ do DTPA na mesma posição. Conclusão: Níveis elevados de pressão positiva contínua em pulmões normais resultaram em depuração mais rápida do 99mTc-DTPA, entretanto, pressão de 10 cmH2 O não produziu alteração na taxa de depuração. DESCRITORES: Ventilação não invasiva. Pentetato de Tecnécio Tc 99m. Cintilografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dulciane Nunes Paiva, Universidade de Santa Cruz do Sul, Departamento de Educação Física e Saúde, Curso de Fisioterapia.

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993). Mestre em Ciências Biológicas (Biofísica) tendo atuado no Laboratório de Fisiologia da Respiração do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Doutora em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Fisioterapia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde. Consultora Ad Hoc do Conselho Nacional de Pesquisa e Tecnologia (CNPq). Tem experiência na área da Fisioterapia Cardiorrespiratória, Fisiologia Respiratória, Fisioterapia em Terapia Intensiva e Reablitação Cardiopulmonar. Pesquisa principalmente nos seguintes temas: Avaliação da Permeabilidade Pulmonar, Avaliação da Capacidade Funcional na DPOC e no Idoso, Reabilitação na DPOC, Ventilação Não-Invasiva e sobre os efeitos posturais sobre a ventilação pulmonar.

Diogo Fanfa Bordin, Universidade de Santa Cruz do Sul;Departamento de Educação Física e Saúde, Curso de Fisioterapia.

Acadêmico do 10º semestre do curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul. Atualmente é Bolsista de Iniciação Científica PUIC/UNISC no Projeto Efeitos da Reabilitação Pulmonar sobre a capacidade cardiorrespiratória e funcional dos portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, no município de Santa Cruz do Sul RS

Ricardo Gass, Universidade de Santa Cruz do Sul;Departamento de Educação Física e Saúde, Curso de Fisioterapia.

Acadêmico do 10º semestre do Curso de Fisioterapia na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) - RS. Atualmente Bolsista PROBAE da disciplina de Estágio Supervisionado em Fisioterapia I e II

Camila da Cunha Niedermeyer, Universidade de Santa Cruz do Sul;Departamento de Educação Física e Saúde, Curso de Fisioterapia.

Acadêmica do 10º semestre do Curso de Fisioterapia na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) - RS. Bolsista de Pesquisa PUIC e integrante do Projeto de Pesquisa intitulado: Efeitos da Reabilitação Pulmonar sobre a capacidade cardiorrespiratória e funcional dos portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, no município de Santa Cruz do Sul RS (2013), tendo como orientadoras a Profª Dulciane Nunes Paiva e Profª Andréa Lucia Gonçalves da Silva.

Michele Saldanha, Universidade de Santa Cruz do Sul;Departamento de Educação Física e Saúde, Curso de Fisioterapia.

Acadêmica do 10º semestre do Curso de Fisioterapia na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) - RS

Dannuey Machado Cardoso, Universidade de Santa Cruz do Sul;Departamento de Educação Física e Saúde, Curso de Fisioterapia.

Mestre em Medicina: Ciências Médicas (2012) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Fisioterapeuta (2008) graduado pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

Mario Bernardo-Filho, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (Biomedicina) (1973), graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Augusto Motta (2006), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1978) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ (1988). Especialista em Acupuntura. Atualmente é Professor Titular da UERJ no regime de Dedicação Exclusiva. Tem experiência na área de Biofísica trabalhando em projetos envolvendo o uso de radiofármacos para avaliar ações biológicas de agentes químicos (naturais e sintéticos) e de agentes físicos de interesse para a Fisioterapia. Responsável por projetos de pesquisa que investigam os efeitos das vibrações geradas em plataformas oscilantes/vibratórias em modelo experimental e com pacientes com síndrome metabólica ou gonalgia. Também realiza trabalhos científicos com abordagens clínicas e avalia o interesse da comunidade científica em investigar temas de interesse na Área de Ciências da Saúde utilizando bancos de dados.

Sérgio Saldanha Menna-Barreto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Interna.

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (1965), mestrado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988). Pós-doutorado na Universidade de Toronto, Canada (1989-1990). Professor visitante na Faculdade de Medicina da Universidade de Toronto (1989-1990). Assistente clínico no Toronto General Hospital 1989-1990). Atualmente é médico assistente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e professor titular no Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenador do programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas da UFRGS (2009-2010). Delegado Nacional (National Delegate, Brazil) junto a European Respiratory Society (2008-2011). Tem experiência na área de Medicina clínica com ênfase em Pneumologia, atuando principalmente nos seguintes temas: circulação pulmonar (hipertensão arterial pulmonar e embolia pulmonar) e provas de função pulmonar (espirometria e provas funcionais avançadas)

Downloads

Publicado

2014-04-04

Como Citar

Paiva, D. N., Bordin, D. F., Gass, R., Niedermeyer, C. da C., Saldanha, M., Cardoso, D. M., Bernardo-Filho, M., & Menna-Barreto, S. S. (2014). Efeito de diferentes níveis de pressão positiva continua sobre a depuração pulmonar do 99mTc-DTPA. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 4(2), 154-158. https://doi.org/10.17058/reci.v4i2.4646

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL