Novas cefalosporinas como alternativa no tratamento de infecções por Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA)

Autores

  • Bruna Gerardon Batista Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v5i2.4821

Resumo

Justificativa e Objetivos: A incidência de microrganismos multirresistentes aliado ao surgimento de novos mecanismos de resistência bacteriana dificultam o tratamento de infecções. Staphylococcus aureus apresentam limitações terapêuticas decorrente de isolados resistentes à meticilina (MRSA). A evolução dos microrganismos em relação à suscetibilidade aos antimicrobianos disponíveis e a rápida disseminação dos mesmos exige a introdução de novas drogas na prática clínica para o controle de infecções. Nos últimos anos, desenvolveu-se um número limitado de novos antimicrobianos, dentre eles estão as cefalosporinas de 5ª geração, ceftarolina e ceftobiprole, que têm se mostrado eficazes contra isolados de MRSA. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura em relação às características e evolução da resistência em S. aureus, bem como uso de novos antimicrobianos na prática clínica, caracterizando as principais vantagens e limitações das atuais alternativas terapêuticas. Métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica em base de dados virtuais, utilizando como descritores cefalosporinas, Staphylococcus aureus resistente à meticilina e terapia combinada. A busca foi realizada nas bases de dados MEDLINE e Scielo com trabalhos publicados até o mês de julho de 2014. Resultados: Foram incluídos no estudo 9 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais para análise. Foram incluídos os artigos incluídos que discutiam o emprego de novos antimicrobianos na terapia anti-MRSA, as principais características e as vantagens e limitações das atuais alternativas disponíveis. Conclusão: Conclui-se que as cefalosporinas de 5ª geração constituem uma opção terapêutica viável devido aos resultados satisfatórios revelados em diferentes estudos frente ao tratamento de infecções, cabendo a cada hospital, determinar e adaptar na sua prática clínica, o uso das novas opções de tratamento de infecções causadas por MRSA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Gerardon Batista, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde

Downloads

Publicado

2015-04-04

Como Citar

Batista, B. G. (2015). Novas cefalosporinas como alternativa no tratamento de infecções por Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA). Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 5(2), 94-99. https://doi.org/10.17058/reci.v5i2.4821

Edição

Seção

ARTIGOS REVISÃO