Adesão às medidas preventivas de pneumonia associada à ventilação mecânica.

Autores

  • Luany Caroline Adamovicz Bork
  • Maria Dagmar da Rocha Gaspar
  • Péricles Martim Reche
  • Guilherme Arcaro

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v5i1.4885

Resumo

Justificativa e Objetivos: Ressaltando a relevância da adoção de medidas preventivas de infecção para a realização de uma assistência livre de danos emergiu a necessidade de observar como a equipe de saúde aplica o bundle. Objetivou-se verificar a adesão de medidas preventivas de pneumonia pelos profissionais de saúde, da Unidade de Terapia Intensiva geral adulta de um hospital público, Ponta Grossa-PR. Métodos: Pesquisa transversal, de abordagem quantitativa, prospectiva e observacional, realizada no período de abril a julho de 2013. A amostra constituiu-se de 33 pacientes que estavam em ventilação mecânica, totalizando o registro de 1522 momentos de aplicações das medidas preventivas de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM). Resultados: Dos 33 pacientes, 13 desenvolveram pneumonia, a média de idade foi de 59,72 anos e a prevalência foi do gênero feminino (44,44%). Verificou-se que os profissionais de saúde atenderam a cabeceira elevada dos leitos em média 69,80%, assim como aderiram à interrupção da sedação em média 66,66%, realizaram a higiene oral com clorexidina 94,61%, mantiveram o cuff do tubo orotraqueal (entre 20 e 25 mmH20) 64,44%, adequaram o filtro de nebulizador para ficar dentro da validade 89,50% e em 93,4% das observações deixaram os circuitos livre de condensados. Analisou-se que o valor médio de dias passados em ventilação mecânica dos pacientes que adquiriram infecção foi de 15,85 (DP = 8,65) dias. Conclusão: Revela-se que quando a equipe aplica todas as medidas preventivas ao paciente sob ventilação mecânica há redução do risco de adquirir infecção no trato respiratório. DESCRITORES: Terapia intensiva; Pneumonia associada à ventilação mecânica; Infecção hospitalar; Equipe de assistência ao paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luany Caroline Adamovicz Bork

Enfermeira. Residente do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná na Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar. Curitiba- PR, Brasil.

Maria Dagmar da Rocha Gaspar

Enfermeira. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Docente do departamento de Enfermagem e Saúde Pública da Universidade Estadual de Ponta Grossa- PR, Brasil.

Péricles Martim Reche

Farmacêutico. Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- RJ, Brasil. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública – DENSP da Universidade Estadual de Ponta Grossa- PR, Brasil.

Guilherme Arcaro

Enfermeiro. Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais. Ponta Grossa- PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-01-04

Como Citar

Bork, L. C. A., Gaspar, M. D. da R., Reche, P. M., & Arcaro, G. (2015). Adesão às medidas preventivas de pneumonia associada à ventilação mecânica. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 5(1), 12-16. https://doi.org/10.17058/reci.v5i1.4885

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL