Análise da percepção dos diabéticos tipo 2 sobre a doença e o tratamento

Autores

  • Marcelo Caetano de Azevêdo Tavares Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
  • Jacy Souto Maior Ferreira Neta Universidade de Pernambuco-UPE
  • Jéssica Aimée Lins de França Universidade de Pernambuco
  • Jonathan Nícolas dos Santos Ribeiro Universidade de Pernambuco
  • Camila Lima Barbosa Universidade de Pernambuco
  • Valesca Nayara Silva e Silva Universidade de Pernambuco
  • Denise Maria Martins Vancea Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v6i2.4974

Resumo

Introdução: Diabetes Mellitus é um grupo de doenças metabólicas, caracterizado por hiperglicemia resultante de defeitos na secreção e/ou na ação da insulina. O diabético precisa desenvolver determinadas competências para lidar com os sintomas e limitações da doença. Desta forma, interpretações que os sujeitos dão à saúde fazem parte da série de concepções, valores e experiências. Objetivo: analisar o conhecimento dos diabéticos tipo 2 sobre a doença e o tratamento. Métodos: estudo descritivo realizado com 30 pessoas com Diabetes tipo 2 participantes do Programa de Exercício Físico Supervisionado para Diabéticos, utilizando um questionário adaptado. Os dados foram tabulados utilizando-se a medida de frequência relativa e absoluta. Resultados: apenas 23,3% dos diabéticos sabem o que é diabetes, 53% não sabem identificar estado de hiperglicemia e hipoglicemia, 67% não sabem explicar as complicações crônicas. Conclusão: verificou-se que o nível de conhecimento foi insatisfatório, visto que existem falhas nos hábitos alimentares, educação sobre a doença e seus cuidados e exercício físico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Caetano de Azevêdo Tavares, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira

Bacharel em Educação Física na Universidade de Pernambuco Especialização em Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica na Universidade de Pernambuco Residente do Programa Multiprofissional em Cuidados Paliativos do IMIP- Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira.

Downloads

Publicado

2016-04-04

Como Citar

Tavares, M. C. de A., Ferreira Neta, J. S. M., França, J. A. L. de, Ribeiro, J. N. dos S., Barbosa, C. L., Silva, V. N. S. e, & Vancea, D. M. M. (2016). Análise da percepção dos diabéticos tipo 2 sobre a doença e o tratamento. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 6(2), 85-91. https://doi.org/10.17058/reci.v6i2.4974

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL