O trabalho em equipe na estratégia saúde da família.
DOI:
https://doi.org/10.17058/reci.v5i1.5314Resumo
Justificativa e Objetivos: a avaliação em saúde tem como finalidade aprimorar a capacidade de oferecer adequada atenção e melhor condição de saúde à população. Por meio de um processo avaliativo, podemos repensar as práticas que vem sendo ofertadas e subsidiar gestores para adequação dos serviços. O objetivo do estudo é avaliar o trabalho em equipe, na perspectiva dos profissionais que atuam na estratégia da saúde da família. Métodos: trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa. A população foi constituída pelos profissionais de saúde atuantes nas estratégias saúde da família nos municípios do estado do Espírito Santo com população superior a 50 mil habitantes. A coleta foi realizada por meio de um questionário semiestruturado entre julho de 2012 e agosto de 2013. Resultados: Observou-se uma avaliação positiva dos profissionais em relação ao trabalho em equipe, a maioria considerando o relacionamento bom e respeitoso; e poucas vezes conflituoso; a organização das atividades realizada de forma conjunta; pouca ocorrência de dificuldades no trabalho interno e com a comunidade; o trabalho sempre ou na maioria das vezes baseado em rotina pré-estabelecida, assim como a capacidade de rever rotinas e procedimento e o estímulo à participação da comunidade. Conclusão: nota-se o desafio e a responsabilidade dos profissionais de saúde no reconhecimento do trabalho em equipe e sua relevância para a mudança das práticas de atenção e gestão do SUS. DESCRITORES: Avaliação em saúde; Atenção Primária à saúde; Saúde da Família; Ambiente de trabalho.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The author must state that the paper is original (has not been published previously), not infringing any copyright or other ownership right involving third parties. Once the paper is submitted, the Journal reserves the right to make normative changes, such as spelling and grammar, in order to maintain the language standard, but respecting the author’s style. The published papers become ownership of RECI, considering that all the opinions expressed by the authors are their responsibility. Because we are an open access journal, we allow free use of articles in educational and scientific applications provided the source is cited under the Creative Commons CC-BY license.