Risco biológico no contexto da prática de enfermagem: uma análise de situações favorecedoras.

Autores

  • Aparecido da Silva Amaro Júnior Faculdade UNIGRAN CAPITAL.
  • Jeniffer Michelline de Oliveira Custódio Faculdade UNIGRAN CAPITAL.
  • Vânia Paula Stolte Rodrigues Faculdade UNIGRAN CAPITAL.
  • Janaina Michelle Oliveira do Nascimento Faculdade UNIGRAN CAPITAL

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v5i1.5396

Resumo

Justificativa e Objetivos: Os profissionais da área da saúde, sobretudo, os enfermeiros, estão constantemente sob o risco de sofrer acidentes ocupacionais por meio da exposição aos diferentes agentes que podem ser veiculados pelo sangue, secreções, anexos cutâneos, entre outros. Assim, o presente estudo teve como objetivo descrever com base na literatura científica as situações favorecedoras para a ocorrência desses acidentes ocupacionais. Métodos: Realizou-se um estudo retrospectivo, qualitativo do tipo revisão bibliográfica na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, no período de março a abril de 2014. Foram encontrados 15 artigos sobre o tema proposto, publicados entre janeiro de 2008 e dezembro de 2013. Resultados: Entre as variáveis que influenciaram a ocorrência desses acidentes de trabalho destacaram-se: o estresse, a correria, o descuido, a não utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) e o turno vespertino. A prevenção de acidentes é uma das principais premissas a serem atendidas em atividades de risco, principalmente na área da saúde, na qual muitos acidentes são causados por falha humana, provavelmente originada de um sistema de educação deficiente e da falta de conhecimento dos métodos de prevenção e proteção. A enfermagem está exposta ao risco biológico em todas as áreas das instituições onde há contato direto com pacientes e seus resíduos biológicos. Conclusão: É necessário que um novo paradigma de educação em biossegurança seja implementado, no sentido de desenvolver competências técnicas, teóricas e éticas dos profissionais, de modo a garantir equipes que desenvolvam uma assistência adequada e segura. DESCRITORES: Riscos Ocupacionais; Agentes Biológicos; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aparecido da Silva Amaro Júnior, Faculdade UNIGRAN CAPITAL.

Graduando em Enfermagem pela Faculdade UNIGRAN CAPITAL, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Jeniffer Michelline de Oliveira Custódio, Faculdade UNIGRAN CAPITAL.

Mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias. Docente do curso de Enfermagem da Faculdade UNIGRAN CAPITAL. Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Vânia Paula Stolte Rodrigues, Faculdade UNIGRAN CAPITAL.

Mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias. Docente do curso de Enfermagem da Faculdade UNIGRAN CAPITAL. Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Janaina Michelle Oliveira do Nascimento, Faculdade UNIGRAN CAPITAL

Mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias. Docente do curso de Enfermagem da Faculdade UNIGRAN CAPITAL, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-01-04

Como Citar

Júnior, A. da S. A., Custódio, J. M. de O., Rodrigues, V. P. S., & Nascimento, J. M. O. do. (2015). Risco biológico no contexto da prática de enfermagem: uma análise de situações favorecedoras. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 5(1), 42-46. https://doi.org/10.17058/reci.v5i1.5396

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL