Análise da cobertura vacinal contra a influenza na região dos Cocais – Piauí no período de 2011 a 2013

Autores

  • Paula Lima da Silva
  • Francisca Miriane de Araujo Batista ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR-CHRISFAPI

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v5i4.5408

Resumo

Justificativa e Objetivos: O estudo minucioso das coberturas vacinais é capaz de apontar aspectos da saúde e da atuação dos serviços, fornecer subsídios para o processo de planejamento bem como auxiliar na reestruturação das ações. O presente estudo teve como objetivo principal analisar a cobertura da campanha de vacinação contra a influenza na região dos Cocais no período de 2011 a 2013. Métodos: Trata-se de uma pesquisa epidemiológica descritiva com abordagem quantitativa. Foi realizada na Região dos Cocais com dados referentes ao período de 2011 a 2013 coletados no sistema de informação do Ministério da Saúde, o DATASUS. Resultados: Com base nos dados analisados do triênio em estudo foi possível identificar que alguns municípios não conseguiram alcançar a meta mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde, que corresponde a 80% de cobertura vacinal para cada grupo prioritário. Com relação aos grupos, os mesmos não apresentaram homogeneidade em alguns municípios e períodos. Sendo importante ressaltar que o grupo das gestantes foi o que apresentou os menores percentuais, principalmente em 2011. Ainda foi possível observar que, com exceção do grupo de gestantes e puérperas, há diferenças entre os grupos em relação aos motivos da não adesão a vacina. Conclusão: A avaliação da cobertura vacinal de forma individual é de suma importância para que se possa conhecer a realidade local de cada município e assim realizar um planejamento de ações de forma diferenciada, considerando a necessidade de cada município e em especial de cada grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Lima da Silva

Bacharelado em Enfermagem. Especialista em Auditoria em Saúde .

Francisca Miriane de Araujo Batista, ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR-CHRISFAPI

Bacharel em Biomédica pela Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí(2010), Especialista em Docência do Ensino Superior pela Associação Piripiriense de Ensino Superior(CHRISFAPI) (2011) e Especialista em Vigilância em Saúde pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI)(2012), Mestra em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba\(UNIVAP) (2013) e Doutoranda em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Atualmente é professora do Magistério Superior dos Cursos de Enfermagem e Fisioterapia da CHRISFAPI, Tutora do Programa de Educação no Trabalho (PET/Redes de Atenção) do Ministério da Saúde e Assessora Técnica da Coordenação de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Saúde de Piripiri. Secretária Executiva da Comissão Interregional do Território dos Cocais.Exerceu a função de Coordenadora da 3º Regional de Saúde(2012/2014), Biomédica do Hospital Regional Chagas Rodrigues( 2011/2014) e Tutora à Distância do Curso de Graduação de Biologia da UESPI(2012/2013).

Downloads

Publicado

2015-10-04

Como Citar

Silva, P. L. da, & Batista, F. M. de A. (2015). Análise da cobertura vacinal contra a influenza na região dos Cocais – Piauí no período de 2011 a 2013. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 5(4), 174-180. https://doi.org/10.17058/reci.v5i4.5408

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL