Políticas de saúde e a percepção da dengue em Paranaíba – região do Bolsão Sul Mato-grossense

Autores

  • Ailton de Souza Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Carlos Eduardo França Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), Paranaíba, MS, Brasil.
  • Sinomar Ferreira do Rio Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), Paranaíba, MS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v5i4.5421

Resumo

Justificativa e Objetivos: O crescente impacto da dengue no Brasil nos últimos anos fez com que diferentes governos adotassem medidas emergenciais para seu combate. Pequenos municípios, no entanto, tiveram muitas dificuldades devido a fragilidades na sua gestão, prevenção ou controle. Diante a este fato identificamos a necessidade de um diagnóstico que subsidiasse futuras ações voltadas a suprir suas demandas locais especificas. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é analisar a percepção da dengue de atores locais a partir de três eixos básicos: combate a proliferação do mosquito, conhecimento da doença e o tratamento recebido pelos enfermos pela rede de saúde local. Métodos: Aplicação de questionários a uma amostra proporcional (N-111) indivíduos selecionados a partir da técnica de snowball, tendo como parâmetro a informação positiva dos entrevistados sobre a infecção pelo vírus nos últimos 12 meses a realização da entrevista. Resultados: Os resultados mostram que embora os entrevistados tenham conhecimento sobre a dengue, que a maioria não participa das campanhas interrompendo o tratamento tão logo os sintomas clássicos iniciais desapareçam. Conclusão: Concluímos que ações voltadas à divulgação massiva combinada a práticas mais inclusivas e com acompanhamento sistemático podem produzir melhores resultados em curto e médio prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ailton de Souza, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS

Doutorando em ciência política da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp e professor de ciência politica do curso de ciências sociais da UEMS.

Publicado

2015-10-04

Como Citar

Souza, A. de, França, C. E., & Rio, S. F. do. (2015). Políticas de saúde e a percepção da dengue em Paranaíba – região do Bolsão Sul Mato-grossense. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 5(4), 181-186. https://doi.org/10.17058/reci.v5i4.5421

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL