Avaliação da prescrição de antimicrobianos para infecção relacionada à assistência à saúde em um hospital escola de Recife – PE.

Autores

  • Cybelle Alves Tavares Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP
  • Mercia Cristina Batista Veras Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP
  • Andrea Carla Rodrigues da Silva Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP
  • Sleyde Elza Silva de Araújo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP
  • Maria de Fátima Silva de Lima Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v5i3.5496

Resumo

Justificativa e Objetivos: Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) encontram-se as maiores taxas de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS). A terapia antimicrobiana para essas infecções está cada vez mais desafiadora devido às altas taxas de resistência microbiana. Assim, surge a necessidade de avaliar a terapia antimicrobiana para pacientes com IRAS. O objetivo deste estudo foi avaliar as prescrições de antimicrobianos para pacientes com IRAS na UTI Adulto de um Hospital Escola de Recife-PE no ano 2010. Métodos: estudo transversal, descritivo, retrospectivo, utilizando as fichas de notificação de IRAS, prescrições e prontuários de pacientes com dezoito anos ou mais, internados na UTI Adulto do Instituto de Medicina Integral Profº Fernando Figueira (IMIP). As variáveis analisadas no estudo foram sexo, idade, diagnóstico de admissão, agente etiológico, Infecção Relacionada a Assistência à Saúde, antibioticoterapia, alta e óbito. Os dados foram coletados a partir da análise das fichas de notificação de IRAS, Formulário de coleta de dados das fichas de notificação de IRAS e prontuários e/ou das prescrições. Resultados: A população do estudo foi composta por 31 notificações. As Infecções do Trato Respiratório foram as mais frequentes (80,6%). A confirmação microbiológica foi de 83,9%, totalizando 11 espécies de microrganismos, um deles multirresistente. Observou-se a utilização de 14 antimicrobianos diferentes com a monoterapia na minoria das situações. Dois pacientes chegaram a realizar até cinco esquemas. Não se observou erro quanto à indicação, porém evidenciaram-se equívocos quanto a doses, intervalos e quanto à associação de medicamentos. Conclusão: os indicadores analisados não apresentaram discrepâncias significativas quando comparados com estudos nacionais ou internacionais. Percebe-se a necessidade de mais estudos de utilização de antimicrobianos. DESCRITORES: Antibióticos. Infecções. Prescrições. Resistência Microbiana a Antibióticos. Unidades de Terapia Intensiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cybelle Alves Tavares, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP

Departamento de Assistência Farmacêutica/ Área: Farmacologia dos antimicrobianos e Infecção Hospitalar

Mercia Cristina Batista Veras, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP

Departamento de Assistência Farmacêutica/ Área: Farmacologia dos antimicrobianos e Infecção Hospitalar

Andrea Carla Rodrigues da Silva, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP

Departamento de Assistência Farmacêutica/ Área: Farmacologia dos antimicrobianos e Infecção Hospitalar

Sleyde Elza Silva de Araújo, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP

Departamento de Assistência Farmacêutica/ Área: Farmacologia dos antimicrobianos e Infecção Hospitalar

Maria de Fátima Silva de Lima, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP

Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

Downloads

Publicado

2015-07-04

Como Citar

Tavares, C. A., Veras, M. C. B., Silva, A. C. R. da, Araújo, S. E. S. de, & Lima, M. de F. S. de. (2015). Avaliação da prescrição de antimicrobianos para infecção relacionada à assistência à saúde em um hospital escola de Recife – PE. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 5(3), 123-130. https://doi.org/10.17058/reci.v5i3.5496

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL