Perfil clínico-epidemiológico da dengue no município de Juscimeira – MT

Autores

  • Aguilar Marcos Moreira Faculdade de Ciências Humanas, Biológicas e da Saúde de Primavera do Leste - MT.
  • Marilene Lopes Assunção Faculdade de Ciências Humanas, Biológicas e da Saúde de Primavera do Leste - MT.

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v4i4.5605

Resumo

Objetivo: caracterizar o perfil clínico-epidemiológico da dengue no município de Juscimeira – MT entre os anos de 2009 a 2013. Método: estudo quantitativo-descritivo retrospectivo, realizado a partir da análise secundária do Sistema de Informação de Agravos de Notificáveis. Resultados: registrados 391 casos, com predomínio do sexo masculino (51,4%), maior número de casos em 2010 (28,14%), a dengue clássica foi o tipo mais prevalente, faixa etária entre 20-34 anos, residentes em área urbana, com ensino médio, a confirmação diagnóstica mais comum foi a laboratorial, sorotipo da DENV-I foi o mais comum e 100% da amostra era autóctone. Conclusão: a dengue é uma doença endêmica em Juscimeira – MT. Recomenda-se que novos estudos sejam realizados frente a esta temática, contribuindo com o processo de monitoramento desta patologia que ainda mantém um crescimento acima das recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aguilar Marcos Moreira, Faculdade de Ciências Humanas, Biológicas e da Saúde de Primavera do Leste - MT.

Enfermeiro. Especialista em Saúde Pública pela Universidade de Cuiabá - MT. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Uninter. Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Mato Grosso. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Internacional Tres Fronteras.

Marilene Lopes Assunção, Faculdade de Ciências Humanas, Biológicas e da Saúde de Primavera do Leste - MT.

Farmacêutica.

Downloads

Publicado

2014-10-04

Como Citar

Moreira, A. M., & Assunção, M. L. (2014). Perfil clínico-epidemiológico da dengue no município de Juscimeira – MT. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 4(4), 249-253. https://doi.org/10.17058/reci.v4i4.5605

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL