Avaliação do conhecimento em relação à prevenção do câncer do colo uterino entre mulheres de uma unidade de saúde.

Autores

  • Ernandes Gonçalves Dias Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha
  • Dayany Dávila Cantuária Santos
  • Endy Naiany Freitas Dias
  • Janine Cinara Silveira Alves
  • Letícia Rocha Soares

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v5i3.5646

Resumo

Justificativa e Objetivos: O câncer de colo uterino é uma doença que apresenta grande grau de morbidade e letalidade, porém possui detecção precoce através da realização de exame preventivo o que possibilita a cura. Este estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento em relação à prevenção do Câncer do Colo do Útero entre mulheres de uma Unidade Básica de Saúde do estado de Minas Gerais. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa com de 44 mulheres. Utilizou-se como instrumento da coleta dos dados um roteiro semiestruturado constituído por questões subjetivas. Os dados foram coletados no período de março a abril de 2014. Resultados: As mulheres possuíam idade entre 40 e 57 anos, 33(75%) eram casadas, 43(97,73%) possuíam filhos, 20 (45,45%) com ensino fundamental incompleto, 36 (81,82%) eram responsáveis por toda renda financeira da família e viviam com até um salário mínimo. Quanto ao exame citopatológico, consideravam importante, porém demonstraram pouca clareza quanto ao significado da prevenção. Realizavam o exame como meio de prevenção e diagnóstico precoce do Câncer do Colo do Útero. Entre as mulheres que não realizavam o preventivo a causa foi desânimo. Conclusão: Conclui-se que apesar do exame Papanicolau ser ofertado gratuitamente, ainda existem mulheres que não possuem um conhecimento adequado a cerca do mesmo e não o realizam periodicamente, cabendo aos serviços de saúde intensificar os programas de educação em saúde buscando a sensibilização sobre a importância da prática regular do exame Papanicolaou. DESCRITORES: Colo do Útero. Neoplasias do Colo do Útero. Centros de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernandes Gonçalves Dias, Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha

Nascido em 12 de Junho de 1986, natural de Monte Azul-MG. Graduado em Enfermagem pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha-MG em 2010 (UNIPAC), Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Vale do Gorutuba em 2012 (FAVAG), atualmente (2014-2015) Especializando Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Exerce docência no Curso Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha, assim como coordenação e docência nos cursos técnicos desta instituição. Área de atuação: Saúde do Idoso, Epidemiologia, Saúde Pública, Saúde do Trabalhador, Saúde da Mulher e Ética, Legislação em Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Downloads

Publicado

2015-07-04

Como Citar

Dias, E. G., Santos, D. D. C., Dias, E. N. F., Alves, J. C. S., & Soares, L. R. (2015). Avaliação do conhecimento em relação à prevenção do câncer do colo uterino entre mulheres de uma unidade de saúde. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 5(3), 136-140. https://doi.org/10.17058/reci.v5i3.5646

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL