Epidemiologia dos acidentes com animais peçonhentos registrados em Nova Xavantina – MT.

Autores

  • Vivian Tallita Pinheiro Santana UNIC – Educacional, Primavera do Leste – MT.
  • Eliane Aparecida Suchara Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v5i3.5724

Resumo

Justificativa e objetivo: No Brasil os acidentes com animais peçonhentos constituem um problema de Saúde Pública, principalmente em municípios do interior do país. Informações regionais atualizadas são importantes para o desenvolvimento de ações de vigilância epidemiológica. Através desta pesquisa determinaram-se os aspectos epidemiológicos dos acidentes com animais peçonhentos registrados no município de Nova Xavantina, Mato Grosso, entre janeiro de 2007 e maio de 2013. Método: Foi realizado um estudo epidemiológico transversal, não probabilístico. Resultados: No período estudado foram registrados 68 acidentes, destes 44 ocasionados por serpentes, 19 por escorpiões e quatro por aranhas. A maioria dos acidentes com serpentes foram provocadas pelos gêneros Bothrops (79,5%), Crotalus (11,5%) e Micrurus (2,3%). Quanto às vítimas, prevaleceram indivíduos do sexo masculino (76,5%), na faixa etária entre 30 a 49 anos (41,2%), de raça parda (72,1%), com ensino fundamental (55,9%) envolvidos em atividades do campo como agricultura e pecuária (41,2%). Predominaram os acidentes de gravidade moderada (48,5%) e todos os casos graves foram provocados por serpentes. Na maioria dos agravos (75,0%), não foi registrada relação entre o acidente e a atividade ocupacional. As regiões corpóreas mais atingidas foram pé (39,7%), perna (20,6%) e mão (11,8%). As manifestações locais predominantes foram dor, edema e equimose. As manifestações sistêmicas de maior ocorrência foram hemorrágicas e vagais. Conclusão: Portanto, o período avaliado foi caracterizado pelo predomínio de acidentes com serpentes, no sexo masculino, em atividades do campo e de gravidade moderada. Assim, campanhas educativas e a adoção de medidas de prevenção são fundamentais para diminuir o registro desses agravos neste município. DESCRITORES: Envenenamento; Acidente ofídico; Picadas de escorpião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Tallita Pinheiro Santana, UNIC – Educacional, Primavera do Leste – MT.

Bióloga (UNEMAT) e Farmacêutica (UFMT) com Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (UFMT). Professor nos cursos de Biologia, Farmácia e Agronomia na UNIC – Educacional, Primavera do Leste – MT.

Eliane Aparecida Suchara, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Doutora do Campus do Araguaia - Curso de Farmácia

Downloads

Publicado

2015-07-04

Como Citar

Santana, V. T. P., & Suchara, E. A. (2015). Epidemiologia dos acidentes com animais peçonhentos registrados em Nova Xavantina – MT. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 5(3), 141-146. https://doi.org/10.17058/reci.v5i3.5724

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL