Perfil microbiológico de infecções de pele e partes moles em pacientes internos de um hospital universitário

Autores

  • Geziella Aurea Aparecida Damasceno Souza
  • Lúcia Maria Garcia Hospital Universitário Clemente de Faria
  • Silvana da Silva Rocha
  • Ana Paula Ferreira Maciel

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v6i1.5901

Resumo

Justificativa e objetivos: Antibioticoterapia empírica é usada em todo o mundo. Casos em que há necessidade de iniciar o tratamento antes da finalização dos exames microbiológicos ou mesmo em infecções de caráter brando tendem ao tratamento empírico. Frequentemente são necessários estudos referentes ao perfil de susceptibilidade microbiana para orientar profissionais de saúde nessa tomada de decisões. Este estudo tem como objetivo traçar o perfil microbiológico de infecções de pele e partes moles em pacientes de um hospital universitário do Norte de Minas Gerais, Brasil. Métodos: Estudo transversal retrospectivo, onde foram analisados os registros de cultura de secreções e amostras de tecido referentes a ferimentos de pacientes internos atendidos na instituição durante o período de seis meses. Resultados: Foram registradas 43 culturas, das quais 25 (58.1%) foram positivas para infecção. 15 casos (60% dos casos positivos) foram relacionados à infecção hospitalar. Dentre os microrganismos mais frequentes, foram identificados 8 (24,3%) Enterococcus sp., 7 (21,2%) Staphylococcus aureus, 6 (18,2%) Streptococcus sp. e 5 (15,2%) Escherichia coli. Os antibióticos amicacina, vancomicina, oxacilina, rifampicina e piperacilina tazobactam apresentaram boa eficácia nas cepas testadas. A eritromicina não apresentou efetividade para a terapêutica empírica. Conclusão: A análise do perfil microbiológico estratificado por sítio torna-se uma ferramenta útil na tomada de decisões quanto a antibioticoterapia empírica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geziella Aurea Aparecida Damasceno Souza

Especialização em Bioestatística pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Biomédica com habilitação em Análises Clínicas pela Faculdade de Saúde Ibituruna.

Lúcia Maria Garcia, Hospital Universitário Clemente de Faria

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros e Analista Universitária da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil.

Silvana da Silva Rocha

Especialização em Farmacologia e graduação em Farmácia pela Faculdade de Saúde e Desenvolvimento Humano Santo Agostinho.

Ana Paula Ferreira Maciel

Mestrado em andamento em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros. Especialização em Educação Profissionalizante na área da Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Gestão Clínica pela faculdade Senac Minas. Especialização em Saúde da Família modalidade Residência para Enfermeiros pela Universidade Estadual de Montes Claros. Analista Universitária de Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros - Enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. Professora da Faculdade de Saúde Ibituruna e Faculdades Unidas do Norte de Minas, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-01-04

Como Citar

Souza, G. A. A. D., Garcia, L. M., Rocha, S. da S., & Maciel, A. P. F. (2016). Perfil microbiológico de infecções de pele e partes moles em pacientes internos de um hospital universitário. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 6(1), 33-36. https://doi.org/10.17058/reci.v6i1.5901

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL