Implicações monetárias das infecções de sítio cirúrgico aos serviços de saúde: uma revisão integrativa

Autores

  • Suellen Rodrigues de Oliveira Maier Professora Assistente I da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Rondonópolis.
  • Andriely Fernandes Ferreira Graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop.
  • Luciene Mantovani Silva Andrade Professora Assistente I da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop.
  • Gelson Aguiar da Silva Professor Adjunto I da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Universitário de Chapecó.
  • Dayane Aparecida de Souza Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Sinop
  • Juliana Manfroi Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Sinop
  • Nadila Melchiors Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Sinop

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v5i3.6006

Resumo

Justificativa e Objetivo: Com o intuito de conhecer os custos relacionados à Infecção do Sítio Cirúrgico (ISC) e a que eles estavam atrelados, esta pesquisa pautada na literatura científica foi desenvolvida com o seguinte objetivo: realizar uma revisão integrativa da literatura relacionada aos gastos e custos da infecção de sítio cirúrgico, ou ferida operatória, aos sistemas de saúde. Métodos: Foram selecionados 11 artigos científicos, disponíveis nas bases de dados eletrônicas do Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), e Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), por meio do portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). É também, um dos métodos de pesquisa utilizados na Prática Baseada na Evidência (PBE). Resultados: Foi possível observar que as ISC são onerosas aos serviços de saúde, as publicações em muito diferem e os métodos usados não descrevem especificamente como os resultados sobre os custos foram obtidos. Conclusão: Assim, outros estudos que adotem uma avaliação eficaz e padronizada para a obtenção e cálculo dos custos são necessários, para garantir uma maior confiabilidade nas informações obtidas. DESCRITORES: Infecção da ferida operatória. Custos. Serviços de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-04

Como Citar

Maier, S. R. de O., Ferreira, A. F., Andrade, L. M. S., Silva, G. A. da, Aparecida de Souza, D., Manfroi, J., & Melchiors, N. (2015). Implicações monetárias das infecções de sítio cirúrgico aos serviços de saúde: uma revisão integrativa. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 5(3), 163-167. https://doi.org/10.17058/reci.v5i3.6006

Edição

Seção

ARTIGOS REVISÃO