Papilomavírus humano: prevenção e diagnóstico

Autores

  • Aline Ferreira Rodrigues Universidade Paulista - UNIP.
  • Junior Araujo Sousa Universidade Católica de Santos - UNISANTOS.

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v5i4.6043

Resumo

Justificativa e Objetivos: A prevenção em doenças sexualmente transmissíveis é importante, principalmente, quando a doença em questão é o Papillomavírus Humano (HPV), que causa grande mortalidade em mulheres pelo mundo. Conteúdo: Foi realizada uma revisão da literatura em bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde, Lilacs, Scielo, Capes Periódicos na procura de artigos disponibilizados na íntegra em português e inglês publicados entre 1992 e 2015, sendo localizados 411 artigos no total com o uso dos descritores: HPV, prevenção e controle e o diagnóstico, sendo selecionados 35 artigos para o manuscrito. Conclusão: Foi observada a importância dos profissionais de saúde no atendimento às pacientes portadoras do HPV, principalmente na conscientização para um tratamento efetivo, assim, interrompendo a cadeia de transmissão da doença, evitando a evolução da doença e consequentemente os óbitos. DESCRITORES: Diagnóstico. Papillomaviridae. Prevenção & Controle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Junior Araujo Sousa, Universidade Católica de Santos - UNISANTOS.

Doutorando em Saúde Coletiva na Universidade Católica de Santos - UNISANTOS, Mestre em Biotecnologia pela Universidade de Mogi das Cruzes, experiência em Representações Sociais, possui graduação em Biomedicina pela Universidade Paulista - UNIP com habilitação em Análises Clinicas.

Downloads

Publicado

2015-10-04

Como Citar

Rodrigues, A. F., & Sousa, J. A. (2015). Papilomavírus humano: prevenção e diagnóstico. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 5(4), 197-202. https://doi.org/10.17058/reci.v5i4.6043

Edição

Seção

ARTIGOS REVISÃO