A importância do conhecimento quanto ao vírus da influenza A (H1N1): relato de experiência

Jaine Kareny da Silva, Márcia Sabrina Silva Ribeiro, Joab Barbosa da Silva, Marcela Andrade Rios, Cláudia Franco Guimarães, Michele Martins Souza

Resumo


Justificativa e Objetivos: Embora as taxas de contaminação pelo vírus influenza A H1N1, apresentem redução desde 2010 por meio da imunização, ainda é notório alguns casos e surtos da doença em território nacional. Para minimizar tais casos é importante, dentre outras medidas, a qualificação do trabalhador de saúde. Nesse sentido, o objetivo foi descrever o nível de informação dos profissionais de Enfermagem, de um hospital do interior baiano, sobre a transmissão do vírus da H1N1, sintomatologia e quais os EPIs são necessários na assistência aos pacientes com suspeita ou confirmação diagnóstica. Métodos: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por acadêmicos de Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia, que desenvolveram atividades do componente curricular Processo do Cuidar: Fundamentação e Prática em um hospital público na Bahia. Os dados do relato são provenientes de coleta realizada junto aos enfermeiros, abordando aspectos da sintomatologia, transmissão e equipamentos de proteção individual. Cada profissional de Enfermagem respondeu espontaneamente as perguntas e ao final foi discutido cada item visando sanar dúvidas, promovendo, desse modo, uma atividade educativa baseada nos conhecimentos dos profissionais. Resultados: Embora a maioria dos participantes reconhecesse os equipamentos de proteção individual e a sintomatologia da doença viral, alguns ainda desconhecem as vias de transmissão. A maioria não recebeu nenhuma capacitação sobre a temática. Conclusão: É necessário implantar um Núcleo de Educação Permanente para sanar dúvidas sobre esta e outras temáticas, mas que não se limitem a ações pontuais e que busquem parcerias com as instituições de ensino superior.
DESCRITORES: Educação continuada. Educação em Enfermagem. Transmissão de doença infecciosa. Controle de doenças transmissíveis.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17058/reci.v5i4.6192



Direitos autorais

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Disponibilidade para depósito: permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo




Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção - ISSN 2238-3360

Hospital Santa Cruz
Núcleo de Epidemiologia Hospitalar/Comissão de Controle de Infecção
Rua Fernando Abott, 174
Santa Cruz do Sul - RS - Brasil