Síndrome de Bournout em enfermeiros da atenção básica à saúde
DOI:
https://doi.org/10.17058/reci.v5i2.6304Resumo
Justificativa e Objetivo: O Burnout conhecido também como esgotamento profissional é descrito como fenômeno composto por sentimentos de fracasso e exaustão, tendo como causa um excessivo desgaste de energia e recursos, mediados pela prática e estresse laboral. Neste sentido, o(a) enfermeiro(a) da Atenção Básica à Saúde (ABS) não se isentou no desenvolvimento da síndrome em questão, visto que a profissão que desenvolve suas atividades laborais através do contato direto com pacientes e familiares, perfazendo cargas horárias em demasia o que pode depreciar a qualidade da assistência prestada. Assim, este estudo se torna pertinente, pois contribuirá para que os enfermeiros de ABS tenham conhecimento mais aprofundado da SB, sendo escassos os estudos neste nível de atenção à saúde. Levantou-se como questão norteadora: qual a prevalência da SB em enfermeiros da ABS com base na literatura brasileira de 2000 a 2014? E como objetivo, conhecer a prevalência da SB em enfermeiros da ABS. Conteúdo: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Para tanto, foi realizado levantamento de manuscritos publicados no período de 2000 a 2014, utilizando como descritores, de forma combinada: enfermeiro; esgotamento profissional e atenção primária na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Conclusão: Ainda não é possível conhecer a prevalência da SB em enfermeiros de ABS, devido à escassez de estudos na área.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The author must state that the paper is original (has not been published previously), not infringing any copyright or other ownership right involving third parties. Once the paper is submitted, the Journal reserves the right to make normative changes, such as spelling and grammar, in order to maintain the language standard, but respecting the author’s style. The published papers become ownership of RECI, considering that all the opinions expressed by the authors are their responsibility. Because we are an open access journal, we allow free use of articles in educational and scientific applications provided the source is cited under the Creative Commons CC-BY license.