Síndrome de Bournout em enfermeiros da atenção básica à saúde

Autores

  • Magno Conceição das Merces Professor Auxiliar A da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
  • Douglas de Souza e Silva Universidade do Estado da Bahia.
  • Rúbia Almeida Lopes Universidade do Estado da Bahia.
  • Iracema Lua Professora Substituta da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Jaíne Kareny da Silva Professora Auxiliar B da Universidade do Estado da Bahia.
  • Daniela Sousa Oliveira Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia.
  • Maria Lucia Silva Servo Professora Plena da Universidade Estadual de Feira de Santana.

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v5i2.6304

Resumo

Justificativa e Objetivo: O Burnout conhecido também como esgotamento profissional é descrito como fenômeno composto por sentimentos de fracasso e exaustão, tendo como causa um excessivo desgaste de energia e recursos, mediados pela prática e estresse laboral. Neste sentido, o(a) enfermeiro(a) da Atenção Básica à Saúde (ABS) não se isentou no desenvolvimento da síndrome em questão, visto que a profissão que desenvolve suas atividades laborais através do contato direto com pacientes e familiares, perfazendo cargas horárias em demasia o que pode depreciar a qualidade da assistência prestada. Assim, este estudo se torna pertinente, pois contribuirá para que os enfermeiros de ABS tenham conhecimento mais aprofundado da SB, sendo escassos os estudos neste nível de atenção à saúde. Levantou-se como questão norteadora: qual a prevalência da SB em enfermeiros da ABS com base na literatura brasileira de 2000 a 2014? E como objetivo, conhecer a prevalência da SB em enfermeiros da ABS. Conteúdo: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Para tanto, foi realizado levantamento de manuscritos publicados no período de 2000 a 2014, utilizando como descritores, de forma combinada: enfermeiro; esgotamento profissional e atenção primária na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Conclusão: Ainda não é possível conhecer a prevalência da SB em enfermeiros de ABS, devido à escassez de estudos na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magno Conceição das Merces, Professor Auxiliar A da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Doutorando em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEb). Sanitarista da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Feira de Santana.

Douglas de Souza e Silva, Universidade do Estado da Bahia.

Graduando em Enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia. Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Rúbia Almeida Lopes, Universidade do Estado da Bahia.

Graduanda em Enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia.

Iracema Lua, Professora Substituta da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Enfermeira do hospital Estadual da Criança. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora Substituta da universidade Estadual de Feira de Santana.

Jaíne Kareny da Silva, Professora Auxiliar B da Universidade do Estado da Bahia.

Mestre em Ciências Ambientais e Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professora da Universidade do Estado da Bahia.

Daniela Sousa Oliveira, Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia.

Professora Dedicação Exclusiva da Universidade do Estado da Bahia.

Maria Lucia Silva Servo, Professora Plena da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Downloads

Publicado

2015-04-04

Como Citar

Merces, M. C. das, Silva, D. de S. e, Lopes, R. A., Lua, I., Silva, J. K. da, Oliveira, D. S., & Servo, M. L. S. (2015). Síndrome de Bournout em enfermeiros da atenção básica à saúde. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 5(2), 100-104. https://doi.org/10.17058/reci.v5i2.6304

Edição

Seção

ARTIGOS REVISÃO