Saberes e práticas do usuário da atenção básica sobre dengue

Autores

  • Jaqueline carvalho e Silva Sales Universidade Federal do Piauí- UFPI
  • Maria do Livramento Fortes Figueredo Universidade Federal do Piauí
  • Vera Lucia Evangelista de Souza Luz Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá/Centro de Ensino Unificado de Teresina - CEUT.
  • Aloisio Jose Portela Neto Centro de Ensino Unificado de Teresina- CEUT
  • Danieli Maria Matias Coelho Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá/Centro de Ensino Unificado de Teresina - CEUT.
  • Maria Eliane Martins Oliveira da Rocha Universidade Estadual do Piauí - UESPI

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v6i2.6381

Resumo

RESUMO Objetivos: objetivou-se no estudo conhecer a percepção dos usuários da Atenção Básica (AB) sobre a dengue; identificar as ações desenvolvidas na AB para a prevenção da dengue e descrever quais as ações do usuário da AB no combate à dengue. Metodologia: Trata se de um estudo de abordagem qualitativa, realizado com 12 usuários do serviço de saúde, que teve como cenário uma Unidade Básica de Saúde da Diretoria Regional de Saúde Leste/Sudeste do município de Teresina-PI, localizada no bairro que, segundo a Fundação Municipal de Saúde, possui maior incidência da doença. A coleta de dados deu-se através de entrevistas com um roteiro semi estruturado, gravados e transcritos na íntegra. Para tratamento do material foi utilizada a técnica de análise temática. Resultados: Com isso foi possível à formação de duas categorias: Dengue: sinônimo de doença para o usuário da Atenção Básica e Dengue: prevenção como forma de proteção. Conclusões: Observou-se que a dengue é uma patologia transmissível, vetorizada, causadora de graves problemas de saúde, sendo o Aedes aegypti seu principal transmissor, além do reconhecimento da prevenção como forma de proteção da doença. Abordaram ainda as ações de promoção da saúde desenvolvidas pelos profissionais da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline carvalho e Silva Sales, Universidade Federal do Piauí- UFPI

Enfermeira, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade federal do Piauí - UFPI. Docente da UFPI.

Maria do Livramento Fortes Figueredo, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira. Doutora e Docente da UFPI.

Vera Lucia Evangelista de Souza Luz, Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá/Centro de Ensino Unificado de Teresina - CEUT.

Enfermeira, especialista e docente da Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá/ Centro de Ensino Unificado de Teresina - CEUT.

Aloisio Jose Portela Neto, Centro de Ensino Unificado de Teresina- CEUT

Enfermeiro graduado pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina - CEUT.

Danieli Maria Matias Coelho, Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá/Centro de Ensino Unificado de Teresina - CEUT.

Enfermeira. Mestre em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí- UFPI. Docente da Sociedade de Ensino superior Estácio de Sá/ Centro de Ensino Unificado de Teresina - CEUT.

Maria Eliane Martins Oliveira da Rocha, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí- UFPI. Docente da Universidade Federal do Piauí- UESPI.

Downloads

Publicado

2016-04-04

Como Citar

Sales, J. carvalho e S., Figueredo, M. do L. F., Luz, V. L. E. de S., Neto, A. J. P., Coelho, D. M. M., & Rocha, M. E. M. O. da. (2016). Saberes e práticas do usuário da atenção básica sobre dengue. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 6(2), 57-62. https://doi.org/10.17058/reci.v6i2.6381

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL