Série Histórica da Tuberculose Resistente a Múltiplos Medicamentos (TB-MR) no Estado do Pará, Brasil, 2005- 2010

Autores

  • Paula Sousa da Silva Rocha Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.
  • Marcos Valério Santos da Silva Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.
  • Marcieni Ataíde de Andrade Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v7i2.7691

Resumo

A Tuberculose Resistente a Múltiplos Medicamentos (TB-MR) é um grande desafio a ser enfrentado, pelo seu difícil tratamento e controle como também pelo grande número de pessoas acometidas. O presente estudo teve por objetivo avaliar a evolução histórica da TB-MR no Estado do Pará nos anos de 2005 a 2014. Trata-se de uma pesquisa descritiva, retrospectiva de série histórica e de abordagem quantitativa. Os dados selecionados foram todos os casos de TB-MR ocorridos entre os anos de 2005 a 2014 no Estado, fornecidos pela Secretaria do Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA) e para a análise dos dados utilizou-se o software Microsoft Excel 2010®. OS resultados demonstraram que houve redução da porcentagem de altas por cura e no ano de 2006 o maior índice (92,6%) e em 2014 o menor (46,7%). No que se refere ao abandono do tratamento houve um aumento na evolução deste indicador. A falência apresentou a porcentagem mais alta em 2013 (8,8%), seguido do ano de 2014 (6,7%). Em relação aos óbitos, o pico se deu em 2008 (18,9%) seguido do ano de 2007 (13,6%). Em relação ao coeficiente de incidência da doença, observou-se que houve redução ao longo do período analisado. Com a realização da presente pesquisa, foi possível conhecer as características da evolução da TB-MR no Estado e também observamos que não houve melhoras nos índices da doença em nosso Estado. Neste contexto, vale ressalta a importância de políticas públicas de controle da doença mais eficazes e o incentivo às pesquisas voltadas para a epidemiologia da multirresistência em nosso Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Sousa da Silva Rocha, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.

Enfermeira, mestranda em Saúde coletiva pela UFPA, docente do curso de medicina (UFPA), docente do curso de Enfermagem (FAMAZ e FAPAN). Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiente e Sociedade na Amazônia da Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.

Marcos Valério Santos da Silva, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.

Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiente e Sociedade na Amazônia da Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.

Marcieni Ataíde de Andrade, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.

Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiente e Sociedade na Amazônia da Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-05-19

Como Citar

Rocha, P. S. da S., da Silva, M. V. S., & de Andrade, M. A. (2017). Série Histórica da Tuberculose Resistente a Múltiplos Medicamentos (TB-MR) no Estado do Pará, Brasil, 2005- 2010. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 7(2), 96-100. https://doi.org/10.17058/reci.v7i2.7691

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL