Estratégias de adesão à higienização das mãos por profissionais de saúde
DOI:
https://doi.org/10.17058/reci.v7i2.7731Resumo
Justificativa e Objetivos: As infecções relacionadas à assistência em saúde constituem séria ameaça à saúde de pacientes hospitalizados e contribuem para aumentar as taxas de mortalidade e morbidade. A higienização das mãos é a medida individual mais simples e de menor custo com vistas a prevenir a disseminação das infecções em serviços de saúde. Mediante o exposto, o estudo busca analisar as publicações relacionadas às estratégias usadas para aumentar a adesão dos profissionais de saúde à higienização das mãos em ambiente hospitalar. Conteúdo: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Os descritores foram usados de maneira isolada e associados pelos descritores booleanos AND e OR, por meio dos seguintes critérios de inclusão: trabalhos com texto completo, do tipo artigo, publicados no período de 2008 a 2015, em língua portuguesa e inglesa. Consultaram-se as bases de dados eletrônicas MEDLINE, LILACS e SCIELO. As análises dos núcleos de sentido determinaram as onze estratégias mais comuns para aumentar a adesão à higienização das mãos em ambiente hospitalar. Conclusões: A disponibilidade de melhores recursos e a utilização de uma única estratégia, por vezes, não foi suficiente para aumentar a adesão, sendo muitas vezes necessária a aplicação de várias estratégias em conjunto com os profissionais de saúde.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The author must state that the paper is original (has not been published previously), not infringing any copyright or other ownership right involving third parties. Once the paper is submitted, the Journal reserves the right to make normative changes, such as spelling and grammar, in order to maintain the language standard, but respecting the author’s style. The published papers become ownership of RECI, considering that all the opinions expressed by the authors are their responsibility. Because we are an open access journal, we allow free use of articles in educational and scientific applications provided the source is cited under the Creative Commons CC-BY license.