Tecnologias da informação e comunicação na assistência de enfermagem hospitalar

Autores

  • Luís Felipe Pissaia Centro Universitário Univates
  • Arlete Eli Kunz da Costa Centro Universitário Univates
  • Claudete Moreschi Centro Universitário Univates
  • Claudete Rempel Centro Universitário Univates

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v7i4.8959

Resumo

Justificativa e objetivos: Verificar o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos processos assistenciais de enfermagem por meio da metodologia de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) em uma instituição hospitalar do interior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Métodos: Estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, realizada com seis Enfermeiros de um serviço hospitalar. Resultados: A falta de conhecimento sobre a importância das TIC, o déficit na disponibilização de educação continuada aos profissionais e o preconceito cultural à novas metodologias de trabalho foram elencadas como fragilidades existentes. As contribuições estão relacionadas a organização e planejamento de suas atividades, bem como uma gestão pessoal efetiva pautada nos princípios de integralidade da assistência prestada ao cliente. Conclusão: As TIC auxiliam nos processos de implantação e implementação de SAE, fomentando novos modelos de trabalhos aos Enfermeiros e incentivando a adesão pelas instituições hospitalares. DESCRITORES: Cuidados de enfermagem. Processos de enfermagem. Assistência hospitala.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Felipe Pissaia, Centro Universitário Univates

Enfermeiro. Mestrando em Ensino pelo Centro Universitário Univates.

Arlete Eli Kunz da Costa, Centro Universitário Univates

Enfermeira. Mestre em Desenvolvimento Regional. Doutora em Ambiente e Desenvolvimento. Docente do Centro Universitário Univates.

Claudete Moreschi, Centro Universitário Univates

Enfermeira. Mestre e Doutora em Ambiente e Desenvolvimento.

Claudete Rempel, Centro Universitário Univates

Bióloga, Doutora em Ecologia. Docente do Centro Universitário UNIVATES.

Downloads

Publicado

2017-10-01

Como Citar

Pissaia, L. F., da Costa, A. E. K., Moreschi, C., & Rempel, C. (2017). Tecnologias da informação e comunicação na assistência de enfermagem hospitalar. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 7(4), 203-207. https://doi.org/10.17058/reci.v7i4.8959

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL