Perfil epidemiológico dos pacientes com HIV em um centro de referência no sul do Brasil. Características de dez anos.

Autores

  • Claudinei Mesquita da Silva Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Maringá.
  • Alex Sandro Jorge Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Maringá.
  • Kelin Dalbosco Laboratório de Análises Clínicas, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz.
  • Leyde Daiane de Peder Laboratório de Análises Clínicas, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz.
  • Josana Dranka Horvath Centro Especializado em Doenças Infecto Parasitárias (CEDIP)
  • Jorge Juarez Vieira Teixeira Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina, Laboratório de Imunologia Clínica, Universidade Estadual de Maringá.
  • Dennis Armando Bertolini Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina, Laboratório de Virologia Clínica, Universidade Estadual de Maringá.

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v7i4.9150

Resumo

Justificativa e Objetivos: A epidemia da infecção pelo HIV constitui um verdadeiro mosaico de sub-epidemias regionais. O estudo possuiu como objetivo descrever o perfil 2 dos pacientes recém-infectados com HIV em um centro de referência no Sul do Brasil. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, a partir de informações de prontuários e da Rede Nacional de Sistema de Controle de Testes de Laboratório. Foi realizada uma análise descritiva, agrupadas pelo sexo, das características sociodemográficas, comportamentais e sorológica dos pacientes infectados pelo HIV, entre janeiro de 2005 a dezembro 2014. A associação entre as variáveis qualitativas foi realizada utilizando-se os testes Qui-quadrado ou Teste Exato de Fisher, e as quantitativas foram analisadas pelo Teste de Wilcoxon. O nível de significância foi fixado em 5%. Resultados: A epidemia apresentou taxas crescentes, principalmente no sexo masculino e no município de Cascavel. A mediana da idade da população foi de 33 anos, sendo que 680 (57,43 %) eram homens. Em relação ao estado civil, o sexo masculino era predominantemente solteiro (51,99% versus (vs.) 34,10%). O tempo de diagnóstico menor/igual a dois anos foi maior entre os homens (29,26% vs. 20,83%). A mediana da contagem de células T CD4+ no sexo feminino foi superior ao masculino (416 células/mm3 vs. 334,5 células/mm3 ; p < 0,0001). Conclusão: Os características sociodemográficas, comportamentais e as disparidades regionais devem ser levadas em conta na formulação de programas de prevenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-01

Como Citar

Silva, C. M. da, Jorge, A. S., Dalbosco, K., Peder, L. D. de, Horvath, J. D., Teixeira, J. J. V., & Bertolini, D. A. (2017). Perfil epidemiológico dos pacientes com HIV em um centro de referência no sul do Brasil. Características de dez anos. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 7(4), 227-233. https://doi.org/10.17058/reci.v7i4.9150

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL