Comportamento do fluxo arterial periférico em pacientes submetidos a cirurgia cardíaca: Um estudo piloto

Autores

  • Elisa Schroeder Fisioterapeuta pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul/RS, Brasil. Residente multiprofissional no Instituto de Cardiologia (IC-FUC), Porto Alegre/RS, Brasil
  • Marciele Silveira Hopp Bolsista de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS e acadêmica do Curso de Fisioterapia pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul/RS, Brasil.
  • Litiele Evelin Wagner Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq e acadêmica do Curso de Fisioterapia pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul/RS, Brasil.
  • Bárbara da Costa Flores Fisioterapeuta pela Universidade de Santa Cruz do Sul e Residente no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Santa Cruz, Santa Cruz do Sul/RS, Brasil.
  • Dulciane Nunes Paiva Doutora em Medicina – Pneumologia – UFRGS. Docente do Departamento de Educação Física e Saúde e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Promoção em Saúde pela Universidade de Santa Cruz o Sul, Santa Cruz do Sul/RS, Brasil.
  • Dannuey Machado Cardoso Mestre em Ciências Médicas-UFRGS. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v1i1.9380

Resumo

Justificativa e objetivos: As doenças cardiovasculares (DCV) são consideradas umas das principais causas de morte em países desenvolvidos e a cirurgia de revascularização do miocárdio (CRM) se constitui em indicação precisa para a doença arterial coronariana (DAC). Sabe-se que a doença arterial periférica (DAP) está associada à presença de DAC e, dessa forma, o objetivo do estudo foi analisar o fluxo arterial periférico e a presença de claudicação intermitente (CI) em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca (CC) com circulação extracorpórea (CEC). Métodos: Estudo transversal que avaliou a presença de CI através do Questionário de Claudicação de Edimburgo e o fluxo arterial periférico pelo Índice Tornozelo-Braquial (ITB), mensurado em membros superiores e inferiores através de esfigmomanômetro e doppler vascular portátil no período pré-operatório, pós-operatório imediato (POi) e na pré-alta de pacientes submetidos a CC. Resultados: Avaliados sete pacientes (5 homens) com idade de 55,3±10,0 anos e IMC de 28,9±5,2 Kg/m2, dos quais três apresentaram CI. O ITB aumentou significativamente no POi em relação ao pré-operatório (p=0,023). Na pré-alta, os valores apresentaram tendência de retornar aos obtidos no pré-operatório (p=0,544). Houve associação inversa e forte entre o ITB geral e CEC no POi (r=-0,866, p=0,038) e na pré-alta (r=-0,884, p=0,027). Conclusão: O fluxo arterial periférico aumentou no POi com evidência de associação inversa e forte entre o tempo de CEC e o ITB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-01-02

Como Citar

Schroeder, E., Hopp, M. S., Wagner, L. E., Flores, B. da C., Paiva, D. N., & Cardoso, D. M. (2018). Comportamento do fluxo arterial periférico em pacientes submetidos a cirurgia cardíaca: Um estudo piloto. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 8(1), 73-77. https://doi.org/10.17058/reci.v1i1.9380

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL