Promoção de saúde na perspectiva da prevenção de doenças parasitárias entre escolares do ensino fundamental

Autores

  • Ernandes Gonçalves Dias Faculdade Verde Norte, Mato Verde, MG http://orcid.org/0000-0003-4126-9383
  • Carlos Keliton Nunes de Oliveira Faculdade Verde Norte (FAVENORTE)
  • Jeisabelly Adrianne Lima Teixeira Faculdade Verde Norte (FAVENORTE)
  • Alan Kleyton Teixeira dos Anjos Faculdade Verde Norte (FAVENORTE)
  • Jordan Arthur Dias Lima Faculdade Verde Norte (FAVENORTE)

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v8i3.9958

Resumo

Justificativa e Objetivo: as doenças parasitárias são recorrentes em populações que vivem em regiões com precárias condições sanitárias, assim objetiva-se relatar a experiência de uma ação de educação em saúde com escolares do ensino fundamental de uma escola pública em zona rural. Relato da Experiência: trata-se de um relato de experiência de uma atividade extraclasse do componente curricular Projeto Integrador Científico da Graduação em Enfermagem da Faculdade Verde Norte, realizada em outubro de 2016 na Escola Municipal Odilon Antunes, no Povoado de Poções da cidade de Monte Azul. Foi realizada uma ação de educação em saúde com o envolvimento de 30 alunos, 03 professores e 09 pais. A ação ocorreu nas seguintes etapas: exposição dialógica do conteúdo e exibição de vídeo disparador de discussão; e roda de conversas com público. Conclusão: as crianças estão expostas a risco de contaminação por parasitas, visto as condições sanitárias que habitam, evidenciando a necessidade da ampliação de ações de educação em saúde acerca da importância da prevenção das parasitoses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernandes Gonçalves Dias, Faculdade Verde Norte, Mato Verde, MG

Mestrando do Programa de Inovação e Tecnologia em Enfermagem na USP (EERP). Especiasta em Docência na Saúde (UFRGS) e em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Vale do Gorutuba (FAVAG). Graduado em Enfermagem pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha. Parecerista Ad Hoc das revistas científicas "Epidemiologia e Controle de Infecção"; "UDESC em Ação" e "Revista em Extensão"; Coordenador e professor na Graduação em Enfermagem e nos Cursos Técnicos em Enfermagem, Podologia, ACS e Vigilância em Saúde (PRONATEC) na Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha. Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Área de atuação: Saúde do Idoso, Epidemiologia, Saúde Pública, Saúde do Trabalhador, Saúde da Mulher e Ética, Legislação em Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Downloads

Publicado

2018-07-01

Como Citar

Dias, E. G., Oliveira, C. K. N. de, Teixeira, J. A. L., Anjos, A. K. T. dos, & Lima, J. A. D. (2018). Promoção de saúde na perspectiva da prevenção de doenças parasitárias entre escolares do ensino fundamental. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 8(3), 283-285. https://doi.org/10.17058/reci.v8i3.9958

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA