Ação educativa interdisciplinar para pacientes com diabetes na atenção básica: uma revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.17058/reci.v2i4.2743Resumen
Justifi cativa e Objetivos: Atualmente Diabetes Mellitus (DM) se confi gura como um dos principais problemas de Saúde Pública no Brasil, sendo assim um dos transtornos crônicos mais frequentes do mundo. Desta maneira, este trabalho teve como objetivo conhecer estratégias efetuadas pelos profi ssionais da atenção primária em saúde (APS), voltadas à educação do portador de DM tipo 2 na APS de maneira a contribuir para a promoção da saúde. Métodos: Trata-se de uma pesquisa bibliográfi ca sobre aplicação de estratégias científi cas, tendo por fi nalidade reunir e sintetizar publicações e realizar uma avaliação crítica das mesmas. A coleta de dados foi realizada entre março e maio de 2012, nas seguintes bases de dados eletrônicos: Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil), Scientifi c Electronic Library Online - SCIELO, LILACS, Google Acadêmico e SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), onde foram selecionados 14 artigos. Resultados: O presente estudo mostrou avanços de conhecimentos referentes ao diabetes e modifi cações nas estratégias educativas utilizadas que visaram conhecer seus efeitos no controle da doença e no gerenciamento do auto-cuidado. Além disso, permite discutir os possíveis limites e opções de aperfeiçoamento do processo de educação em saúde, associado aos cuidados interdisciplinares para diabetes. Conclusão: A prática educativa apresenta-se como a melhor maneira de conscientizar a pessoa com diabetes sobre a importância da melhora dos hábitos alimentares e do seu próprio cuidado. É um momento no qual indivíduo e profi ssionais de saúde discutem todas as informações acerca da doença e do tratamento.Descargas
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