AS MAQUETES TÁTEIS DO MARGS: UM ATO DE INCLUSÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.17058/rjp.v14i2.19219Palavras-chave:
Maquetes Táteis, Margs, Deficientes Visuais, AcessibilidadeResumo
Este artigo apresenta o processo de desenvolvimento de maquetes táteis do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, realizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Santa Cruz do Sul. O Margs é uma instituição museológica, fundada em 27 de julho de 1954, situada em um edifício de importância histórica e reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan. O prédio construído entre 1913 e 1916, originalmente para abrigar a Delegacia Fiscal, passou por readequação de uso e hoje recebe em torno de 50 mil visitantes por ano, entre estes, portadores de alguma deficiência. Entretanto, a sua acessibilidade é limitada devido à inexistência de meios que possibilitam a compressão do edifício para a pessoa com deficiência visual. Portanto, visando garantir a acessibilidade e o conhecimento do espaço, bem como melhorar o entendimento, respeito e direito de acesso de pessoas com deficiência visual, entende-se a necessidade de criar um modelo tridimensional da edificação em escala reduzida. Para isso, o Curso de Arquitetura e Urbanismo, por meio da parceria realizada entre o MARGS e a UNISC, ficou responsável pelo desenvolvimento das maquetes táteis do museu.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 2020. Rio de Janeiro, 2020.
BRASIL. Lei n°13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, 2015. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em: 17 abril 2024.
MARGS: Museu de Arte do Rio Grande do Sul. 2015. Disponível em: <https://www.margs.rs.gov.br/> Acesso em: 15 agosto 2023.
MÜLLER, Dalila; ROSSO, Fabíula Colatto. Uso de maquetes táteis para o conhecimento do patrimônio: análise de uma experiência turística inclusiva em Pelotas/RS. v.10, n. 3 – 2021. Disponível em: < https://periodicos.univille.br/RCC/article/view/1665/1408>. Acesso em: 22 de abril de 2024.
WEIMER, Günter. Theo Wiederspahn. Porto Alegre: ediPUCRS, 2009.