Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

    Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. As opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Ao reproduzir total ou parcialmente algum artigo, é obrigatório citar a fonte e sua publicação na PSI UNISC.

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx). O manuscrito foi redigido em Português, Espanhol ou Inglês e possui os Resumos em Português, Espanhol e Inglês, bem como título e as palavras-chaves nos respectivos idiomas.

  • URLs para as referências foram informadas quando possível e estão ativas.
  • O texto está em espaço simples, justificado, em fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, com o início do parágrafo a 1,25 cm da margem esquerda tendo um espaço entre os parágrafos do mesmo estilo. O manuscrito não excede o número máximo de laudas em tamanho A4 (21 x 29,7cm), com margens superior e inferior de 2,54 centímetros, esquerda e direita de 1,9 centímetros. As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. O artigo está de acordo com as normas técnicas da American Psychological Association: Publication Manual of the American Psychological Association e adaptações adotadas por esse periódico.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O nome do autor - ou quaisquer indicadores da autoria - foram removidos das "Propriedades do documento" e de qualquer outra parte do manuscrito.
  • Os metadados foram preenchidos de forma correta e completa com dados de todos os autores.
  • O(s) autor(es) informaram o seu registro ORCID nos metadados da submissão.

Diretrizes para Autores

Os manuscritos recebidos pela PSI UNISC são submetidos à ferramenta de comparação de texto Similiarity Check, distribuída pelo iThenticate. A revista condena práticas antiéticas e parte da premissa de que os autores garantem a originalidade do documento e explicitam o uso de informações de outros autores referenciadas corretamente. Assim sendo, é possível que os autores recebam questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referente às possíveis não conformidades apontadas pela ferramenta utilizada.
Caso más práticas sejam confirmadas, o(s) autor (es) envolvidos receberão o aviso de rejeição e arquivamento do trabalho.

ORCID: Em virtude da importância de identificar com maior precisão os/as autores/as, a revista PSI UNISC solicita que os/as autores/as incluam o ORCID em seus metadados no momento da submissão dos manuscritos. Este identificador individualiza o/a pesquisador/a, distinguindo um do outro e ao mesmo tempo impedindo que haja problemas com ambiguidades nas entradas e grafias do mesmo nome. Outra característica importante é que ele é irrestrito e possibilita o intercâmbio de metadados. Usando um ORCID ID, os/as pesquisadores/as são conectados com suas atividades, resultados de pesquisa, publicações e afiliações. O registro ORCID pode ser obtido gratuitamente por meio do site http://orcid.org.

TITULAÇÃO E NÚMERO DE AUTORES: Um dos autores do artigo deve, obrigatoriamente, possuir o título de Mestre ou Doutor. O número total de autores de um artigo não deve ultrapassar o número de seis (6).

DIRETRIZES GERAIS

1. O processo editorial só terá início se o encaminhamento do manuscrito obedecer às orientações estabelecidas neste documento. Caso contrário, será devolvido para adequação.

2. O artigo submetido a PSI UNISC não pode ter sido publicado em outro veículo de divulgação (revista, livro, etc.) e não pode ser simultaneamente submetido ou publicado em outro meio de divulgação científica ou de pesquisa.

3. Todas as submissões de artigos devem seguir as normas especificadas no item 2.1. Elementos Gerais. Já a lista de referências utilizadas no manuscrito deve seguir as normas de publicação da APA 6th ed. (American Psychological Association. (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington, DC: Author).

4. Os trabalhos enviados podem ser redigidos em Português, Espanhol ou Inglês, porém são obrigatórios os Resumos em Português, Espanhol e Inglês.

5. Os documentos para submissão deverão estar em formato .doc ou .docx.

6. O artigo deve respeitar o número de laudas estabelecido, conforme descrito a seguir:

  • a. Estudo teórico (15-25 laudas) - discussão de temas e problemas fundamentados teoricamente, envolvendo reflexão crítica e indicação avanços científicos no estado da arte a ele associado. É necessário conter: títulos, resumos, introdução, método, resultados, discussão, conclusão ou considerações finais e referências.
  • b. Relato de pesquisa (15-25 laudas) - investigação original, de relevância científica, baseadas em estado da arte e dados empíricos, com metodologia adequada aos objetivos e discussão. É importante que seja explicitada a contribuição da pesquisa para a produção do conhecimento em Psicologia. É necessário conter: títulos, resumos, introdução, método, resultados, discussão, conclusão ou considerações finais e referências.
  • c. Relato de experiência (10-15 laudas) - relatos de experiência relacionados à intervenção profissional, de interesse e relevância científica e social para as diferentes áreas do conhecimento psicológico e que demonstrem contribuições para a prática profissional em Psicologia. É necessário conter: títulos, resumos, introdução, método, resultados, discussão, conclusão ou considerações finais e referências. Relato de experiência que traga qualquer tipo de situação envolvendo seres humanos devem, obrigatoriamente, incluir o parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa como documento suplementar, para que o mesmo entre em processo editorial, conforme item 8. 
  • d. Revisões sistemáticas (15-25 laudas) - devem seguir um delineamento metodológico próprio, a partir de uma pergunta específica, definindo uma estratégia de busca bibliográfica adequada e que possa ser replicada. Devem ser estabelecidos critérios de inclusão e exclusão de estudos relevantes, avaliando o risco de viés dos estudos incluídos na revisão e, finalmente, promovendo uma síntese das evidências encontradas, abrangendo suas implicações e limitações, de modo a apontar para caminhos futuros de condutas profissionais, políticas públicas e/ou de investigação. No preparo do manuscrito, os autores devem atentar para as sugestões: 1. Recomenda-se que as revisões sistemáticas sigam os critérios de boas práticas apresentados na literatura (e.g., Cochrane, PRISMA, etc.).  2. A seleção das bases de dados a serem pesquisadas deve ser compatível com o objeto da revisão sistemática. São aceitos, entretanto, outros tipos de revisões, como revisão crítica da literatura, narrativas e integrativas. Revisões críticas, narrativas e integrativas devem promover uma visão abrangente sobre um tópico ligado à Àrea do Conhecimento da PSI UNISC, com base em sínteses sobre temas atuais, estado-da-arte, dilemas e lacunas de conhecimento associados ao tema abordado.
  • e. Ensaio (até 10 laudas) – caracteriza-se pela sua natureza reflexiva e interpretativa, uma produção de análise que não segue a mesma lógica e modelo dos artigos tradicionais, com a mesma sistematização daqueles. Apresenta uma forma original de argumentação e está relacionado a inventividade e a criação. 

* Manuscritos oriundos de pesquisas envolvendo seres humanos devem obrigatoriamente cumprir o especificado no item 8.

 7. IDENTIFICAÇÃO: É fundamental que o material não contenha qualquer forma de identificação da autoria, o que inclui referências identificadas a trabalhos anteriores do(s) autor(es) do manuscrito e seus vínculos institucionais, bem como informações contidas nos campos das propriedades do documento. Informações institucionais ou detalhes metodológicos que possam identificar a autoria devem ser suprimidos, usando-se, por exemplo, as expressões “Universidade XXX”; “na Escola XXX”. Os autores que tiverem suas submissões aceitas para publicação terão a oportunidade de preencher os dados suprimidos na revisão final.

8. COMITÊ DE ÉTICA: Pesquisas envolvendo seres humanos: deverão incluir a informação referente à aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos, conforme a Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Na parte “Método”, constituir o último parágrafo com clara afirmação deste cumprimento, declarando nº CAAE e/ou nº do parecer do CEP. O parecer  com a aprovação do Comitê de Ética deve ser anexado como documento suplementar.

9. METADADOS DA SUBMISSÃO: devem ser preenchidos de forma correta e completa, incluindo nome, instituição/afiliação, país, resumo da biografia, de TODOS OS AUTORES do manuscrito.

O Título, Resumo, Palavras-chave e Referências devem estar de acordocom a versãodo manuscrito que será avaliado.

Preencher de forma correta e completa a Área e sub-áreado conhecimento, Idioma e Agências de fomento (se houver).

Os autores que tiverem suas submissões aceitas para publicação deverão, se necessário, atualizar os Metadados da Submissão e incluir o ORCID ID. Não sendo responsabilidade da revista arrumar qualquer informação após a publicação da edição.

10. Caso tenha dificuldades em submeter seu manuscrito, envie e-mail para: psiunisc@gmail.com

PREPARAÇÃO DOS MANUSCRITOS

1. FORMATO GERAL DO DOCUMENTO: Folha Tamanho A4 (21 x 29,7cm), margens superior e inferior de 2,54cm, esquerda e direita de 1,9cm. Espaço simples; fonte Times New Roman tamanho 12; texto justificado; títulos e subtítulos em negrito, centralizado, com a primeira letra de cada palavra em maiúscula (ex.: Resultados, Método, Referências...). As páginas não devem ser numeradas.

2. ELEMENTOS DO MANUSCRITO:

2.1 ELEMENTOS GERAIS: Os elementos do artigo devem ser apresentados na seguinte ordem: (1) título (2) Resumos e palavras-chave; (3) Corpo do texto; (4) Referências.

  • TÍTULO ORIGINAL (máximo 12 palavras) em Português, Espanhol e Inglês (nesta sequência). Centralizados, em negrito e conter letras maiúsculas e minúsculas.
  • RESUMO: abaixo dos títulos, devem ser em português (Resumo), espanhol (Resumen) e inglês (Abstract), formatados em parágrafo único, contendo de 150 a 250 palavras cada e antecedidos pelo título (Resumo, Resumen ou Abstract) em negrito e centralizado. O resumo deve conter fundamentalmente os objetivos do estudo, uma descrição básica dos métodos empregados, os principais resultados e uma conclusão. No final do Resumo descreva em uma frase sua conclusão sobre em que termos seus resultados ajudaram a responder aos objetivos e indique a contribuição para o conhecimento acerca do tema pesquisado. 
  • Palavras-chave: Abaixo de cada resumo, listar de três a cinco palavras-chave, em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula, no respectivo idioma, utilizando o vocabulário controlado DeCS - Descritores em Ciências da Saúde.
  • Os resumos em espanhol e inglês devem ser fiéis ao resumo em português, porém, não uma tradução "literal" do mesmo. Ou seja, as traduções devem preservar o conteúdo do resumo, mas também adaptar-se ao estilo gramatical das línguas.
  • ABSTRACT e RESUMEN: Os resumos em espanhol e inglês devem ser fiéis ao resumo em português, porém, não uma tradução "literal" do mesmo. Ou seja, as traduções devem preservar o conteúdo do resumo, mas também adaptar-se ao estilo gramatical das línguas. 
  • CORPO DO TEXTO: mais detalhes clicando aqui.
  •     - INTRODUÇÃO.
  •     - MÉTODO.
  •     - RESULTADOS E DISCUSSÃO.
  •     - CONSIDERAÇÕES FINAIS.
  • REFERÊNCIAS: exemplos clicando aqui.

3. DOCUMENTOS SUPLEMENTARES: deverão ser submetidos como documento suplementar:

3.1 FOLHA DE ROSTO IDENTIFICADA:

  • a. Título original (máximo 12 palavras) em Português, Espanhol e Inglês (nesta sequência). Centralizados, em negrito e conter letras maiúsculas e minúsculas;
  • b. Nome e afiliação institucional, por ocasião da submissão do trabalho, de cada autor;
  • c. ORCID iD - O identificador ORCID pode ser obtido no site: https://orcid.org/register. Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID e incluir a URL completa (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097).
  • d. Endereço para correspondência (preferencialmente institucional) com os leitores e com o editor, incluindo e-mail, de um dos autores;
  • e. Agradecimentos e Informações complementares, quando for o caso, como, por exemplo, fomento de pesquisa ou bolsa de estudo.
  • f. Incluir uma nota sobre os autores: uma breve descrição sobre as atividades atuais dos autores e sobre sua formação.

3.2 PARECER CEP:

a. Pesquisas envolvendo seres humanos deverão incluir o parecer com a aprovação do Comitê de Ética como Documento Suplementar, conforme a Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.

b. RELATOS DE EXPERIÊNCIA que tragam qualquer situação envolvendo seres humanos devem, obrigatoriamente, incluir o parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.

3.3 Processo de Avaliação pelos Pares

Os profissionais que compõem o corpo de avaliadores tem o título de doutorado e são especialistas na área de avaliação da PSI UNISC. Além disso, os pareceristas ad hoc geralmente são escolhidos de acordo com a sua expertise na temática do manuscrito que lhes é encaminhado.

A PSI UNISC caracteriza-se como publicação acadêmica de livre acesso. O processo de avaliação segue o seguinte fluxo:

1. Os artigos recebidos são primeiramente analisados pelos editores para verificação das normas para publicação e adequação às temáticas de interesse. Se a avaliação for negativa, o artigo é arquivado mediante comunicação com os autores.

2. A partir da primeira análise, seguem um processo de revisão duplo-cego em que a identidade tanto do revisor como do autor são ocultadas de ambas as partes. O sistema de revisão têm sido composto por dois pareceristas externos (ad hoc) designados segundo o tema e o enfoque do artigo, para avaliações cegas.

3. A PSI UNISC conta com um banco de pareceristas cadastrados conforme sua expertise em temáticas relacionadas à Psicologia e sua escolha segue a política editorial que combina convites a pesquisadores do Brasil e do exterior.

4. Os pareceristas são consultados sobre a possibilidade de realização do parecer e, se aceitarem, preenchem formulário próprio no qual podem indicar sua recomendação para o trabalho, escolhendo uma dentre quatro opções: 1) não publicar; 2) publicar; 3) publicar somente com correções obrigatórias; 4) submeter a outra revista. Em todos os casos o autor é comunicado. Diante da solicitação de alterações, o manuscrito e os pareceres são encaminhados ao(s) autor(es) para modificações (PRAZO 10 dias).

5. Havendo pareceres contraditórios, os artigos serão encaminhados a um terceiro avaliador.

6. A versão corrigida passa por uma nova avaliação pelo corpo editorial, onde podem ser necessárias novas adequações (PRAZO 7 dias). Se o artigo não precisar de alterações dos avaliadores, é comunicado o aceite e enviado para edição de texto.

7. Caso o terceiro avaliador indique a rejeição ou submissão a outra revista, os autores do artigo são comunicados do referido parecer e o manuscrito é arquivado.

3.4 ITENS QUE SERÃO AVALIADOS:
1. O trabalho apresenta-se como relevante para o campo de estudos?
*Sim *Não *Parcialmente
Se não ou parcialmente, por favor, comente:
2. O trabalho está adequado ao escopo da revista?
*Sim *Não
3. O título é adequado?
*Sim *Não *Parcialmente
Se não ou parcialmente, por favor, comente:
4. Resumo: descreve o objetivo, o referencial teórico, métodos utilizados e principais resultados ou conclusões?
*Sim *Não *Parcialmente
Se não ou parcialmente, por favor, justifique sua opinião:
5. Objetivos: estão claramente explicitados e são efetivamente desenvolvidos no texto?
*Sim *Não *Parcialmente
Se não ou parcialmente, por favor, comente:
6. As articulações teóricas e conceituais são apresentadas de modo claro e coerente?
*Sim *Não *Parcialmente
Se não ou parcialmente, por favor, comente como isso poderia ser feito:
7. Revisão teórica: está adequada e apresenta pertinência ao estudo?
*Sim *Não *Parcialmente
Se não ou parcialmente, por favor, indique as omissões em seus comentários:
8. Revisão teórica: é consistente e atualizada (últimos 5 anos)?
*Sim *Não *Parcialmente
Se não ou parcialmente, por favor, sugira reformulações em seus comentários:
09. Metodologia: o método utilizado pelo autor é coerente com a proposta da pesquisa (objetivos, justificativa)?
*Sim *Não *Parcialmente *Não se aplica
Se não ou parcialmente, por favor, comente:
10. Metodologia: o autor apresenta os procedimentos utilizados na coleta de dados?
*Sim *Não *Parcialmente *Não se aplica
11. Metodologia: o autor apresenta os procedimentos Éticos da pesquisa?
*Sim *Não *Parcialmente *Não se aplica
12. Metodologia: os dados são analisados e interpretados de forma coerente?
*Sim *Não *Parcialmente *Não se aplica
Se não ou parcialmente, por favor, comente:
13. Resultados e Discussão: Os resultados apresentados, respondem aos objetivos propostos no artigo?
*Sim *Não *Parcialmente *Não se aplica
Se não ou parcialmente, por favor, comente:
14. Resultados e Discussão: há uma articulação entre os argumentos utilizados na discussão dos dados e os objetivos propostos?
15. Resultados e Discussão: a análise dos dados é consistente e apresenta pertinência para a área do estudo?
*Sim *Não *Parcialmente *Não se aplica
Se não ou parcialmente, por favor, comente:
16. Conclusões: estão adequadas com os objetivos propostos e os dados apresentados?
*Sim *Não *Parcialmente *Não se aplica
Se não ou parcialmente, por favor, comente:
17. Artigo: O texto como um todo cumpre as exigências formais da linguagem científica?
*Sim *Não *Parcialmente
Se não ou parcialmente, por favor, sugira reformulações:
18. Artigo: O texto como um todo é claro, coerente e sem ambiguidades?
*Sim *Não *Parcialmente
Se não ou parcialmente, por favor, sugira reformulações:

Se você acha que o trabalho não deve ser publicado como está, por favor, aponte as mudanças que poderiam ser feitas para torná-lo publicável. Informamos que é obrigatório incluir os comentários da avaliação ou transferir uma versão ampliada do documento com os comentários antes de definir sua avaliação):

Minha recomendação para o trabalho é:
Não publicar
Publicar
Publicar somente com correções obrigatórias
Submeter a outra revista

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FINANCIAMENTO

Caso o manuscrito apresentado seja resultado de pesquisa financiada por entidades públicas ou privadas, esta informação deve obrigatoriamente ser fornecida na versão definitiva da publicação, mas não no manuscrito de submissão.

AUTORIA

As pessoas designadas como autores devem ter participado na elaboração dos artigos de modo que possam assumir publicamente a responsabilidade pelo seu conteúdo. A qualificação como autor deve pressupor: concepção e o delineamento ou a análise e interpretação dos dados; redação do artigo ou a sua revisão crítica; e aprovação da versão a ser publicada. 

CONFLITO DE INTERESSES

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. O relator deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo. Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da PSI UNISC. Preferencialmente, espera-se que os autores não tenham qualquer conflito de interesse com o tema abordado no artigo, nem com os itens citados.

Atualmente, a PSI UNISC está indexada nas seguintes bases:

Latindex - https://www.latindex.org/

Sumários.org - https://www.sumarios.org/

Diadorim - http://diadorim.ibict.br/

DOAJ - https://doaj.org/

ERIH PLUS - https://dbh.nsd.uib.no/publiseringskanaler/erihplus/

LivRe - www.cnen.gov.br

Portal .periodicos. Capes - www-periodicos-capes-gov-br

CiteFactor - http://www.citefactor.org/

Crossref - search.crossref.org/

Google Acadêmico - https://scholar.google.com.br/

Directory of Research Journals Indexing - http://olddrji.lbp.world/Default.aspx

Diretrizes atualizadas 22/16/2023

Artigos

Política padrão de seção

Ensaios

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Deseja enviar contribuições à revista? Convidamos todos a conferir a seção Sobre a Revista e ler as políticas de seão, bem como as Diretrizes para Autores. É necessário que os autores se cadastrem no sistema como leitores. Após, deve ser solicitado o papel de AUTOR para o e-mail jorgesc@unisc.br. Informe o login e e-mail utilizado no cadastro para que o envio de manuscritos seja liberado na respectiva conta.