Sobre a Revista

Foco e Escopo

A PSI UNISC publica artigos com temáticas nas áreas da Saúde Mental e Práticas Sociais que privilegiam pesquisas e discussões na interface entre a Psicologia e os processos clínicos e sociais. A revista aceita trabalhos originais e inéditos e dentre as modalidades de publicação incluem-se, relatos de experiência, relatos de pesquisas, trabalhos teóricos e ensaios que contribuam com a produção do conhecimento na área da Psicologia. A PSI UNISC tem periodicidade semestral e não cobra de taxas para avaliação de manuscritos ou publicação.

Sobre a Revisa

A PSI UNISC iniciou em 2017, quando era editada pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Em 2019, passou a ser editada pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.

A PSI UNISC disponibiliza seus resumos e textos de forma integral para os leitores, de acordo com a política oficial brasileira de editoração de revistas acadêmicas. `Por essa razão considera-se um periódico de livre acesso. 

Declaração de Direitos Aurorais

A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.

Licença Creative Commons Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Atualmente, a PSI UNISC está indexada nas seguintes bases:

Latindex - https://www.latindex.org/

Sumários.org - https://www.sumarios.org/

Diadorim - http://diadorim.ibict.br/

DOAJ - https://doaj.org/

ERIH PLUS - https://dbh.nsd.uib.no/publiseringskanaler/erihplus/

LivRe - www.cnen.gov.br

Portal .periodicos. Capes - www-periodicos-capes-gov-br

CiteFactor - http://www.citefactor.org/

Crossref - search.crossref.org/

Google Acadêmico - https://scholar.google.com.br/

Directory of Research Journals Indexing - http://olddrji.lbp.world/Default.aspx

Processo de Avaliação pelos Pares

Os profissionais que compõem o corpo de avaliadores tem o título de doutorado e são especialistas na área de avaliação da PSI UNISC. Além disso, os pareceristas ad hoc geralmente são escolhidos de acordo com a sua expertise na temática do manuscrito que lhes é encaminhado.

A PSI UNISC caracteriza-se como publicação acadêmica de livre acesso. O processo de avaliação segue o seguinte fluxo:

1. Os artigos recebidos são primeiramente analisados pelos editores para verificação das normas para publicação e adequação às temáticas de interesse. Se a avaliação for negativa, o artigo é arquivado mediante comunicação com os autores (PRAZO 15 dias).

2. A partir da primeira análise, seguem um processo de revisão duplo-cego em que a identidade tanto do revisor como do autor são ocultadas de ambas as partes. O sistema de revisão têm sido composto por dois pareceristas externos (ad hoc) designados segundo o tema e o enfoque do artigo, para avaliações cegas.

3. A PSI UNISC conta com um banco de pareceristas cadastrados conforme sua expertise em temáticas relacionadas à Psicologia e sua escolha segue a política editorial que combina convites a pesquisadores do Brasil e do exterior.

4. Os pareceristas são consultados sobre a possibilidade de realização do parecer e, se aceitarem, preenchem formulário próprio no qual podem indicar sua recomendação para o trabalho, escolhendo uma dentre quatro opções: 1) não publicar; 2) publicar; 3) publicar somente com correções obrigatórias; 4) submeter a outra revista. Em todos os casos o autor é comunicado. Diante da solicitação de alterações, o manuscrito e os pareceres são encaminhados ao(s) autor(es) para modificações (PRAZO 10 dias).

5. Havendo pareceres contraditórios, os artigos serão encaminhados a um terceiro avaliador.

6. A versão corrigida passa por uma nova avaliação pelo corpo editorial, onde podem ser necessárias novas adequações (PRAZO 7 dias). Se o artigo não precisar de alterações dos avaliadores, é comunicado o aceite e enviado para edição de texto (PRAZO 21 dias).

7. Caso o terceiro avaliador indique a rejeição ou submissão a outra revista, os autores do artigo são comunicados do referido parecer e o manuscrito é arquivado.

*  Não há taxas para submissão e avaliação de artigos

ITENS AVALIADOS PELOS PARECERISTAS: 

1. O trabalho apresenta-se como relevante para o campo de estudos?
*Sim *Não *Parcialmente
Se não ou parcialmente, por favor, comente:
2. O trabalho está adequado ao escopo da revista?
*Sim *Não
3. O título é adequado?
*Sim *Não *Parcialmente
Se não ou parcialmente, por favor, comente:
4. Resumo: descreve o objetivo, o referencial teórico, métodos utilizados e principais resultados ou conclusões?
*Sim *Não *Parcialmente
Se não ou parcialmente, por favor, justifique sua opinião:
5. Objetivos: estão claramente explicitados e são efetivamente desenvolvidos no texto?
*Sim *Não *Parcialmente
Se não ou parcialmente, por favor, comente:
6. As articulações teóricas e conceituais são apresentadas de modo claro e coerente?
*Sim *Não *Parcialmente
Se não ou parcialmente, por favor, comente como isso poderia ser feito:
7. Revisão teórica: está adequada e apresenta pertinência ao estudo?
*Sim *Não *Parcialmente
Se não ou parcialmente, por favor, indique as omissões em seus comentários:
8. Revisão teórica: é consistente e atualizada (últimos 5 anos)?
*Sim *Não *Parcialmente
Se não ou parcialmente, por favor, sugira reformulações em seus comentários:
09. Metodologia: o método utilizado pelo autor é coerente com a proposta da pesquisa (objetivos, justificativa)?
*Sim *Não *Parcialmente *Não se aplica
Se não ou parcialmente, por favor, comente:
10. Metodologia: o autor apresenta os procedimentos utilizados na coleta de dados?
*Sim *Não *Parcialmente *Não se aplica
11. Metodologia: o autor apresenta os procedimentos Éticos da pesquisa?
*Sim *Não *Parcialmente *Não se aplica
12. Metodologia: os dados são analisados e interpretados de forma coerente?
*Sim *Não *Parcialmente *Não se aplica
Se não ou parcialmente, por favor, comente:
13. Resultados e Discussão: Os resultados apresentados, respondem aos objetivos propostos no artigo?
*Sim *Não *Parcialmente *Não se aplica
Se não ou parcialmente, por favor, comente:
14. Resultados e Discussão: há uma articulação entre os argumentos utilizados na discussão dos dados e os objetivos propostos?
15. Resultados e Discussão: a análise dos dados é consistente e apresenta pertinência para a área do estudo?
*Sim *Não *Parcialmente *Não se aplica
Se não ou parcialmente, por favor, comente:
16. Conclusões: estão adequadas com os objetivos propostos e os dados apresentados?
*Sim *Não *Parcialmente *Não se aplica
Se não ou parcialmente, por favor, comente:
17. Artigo: O texto como um todo cumpre as exigências formais da linguagem científica?
*Sim *Não *Parcialmente
Se não ou parcialmente, por favor, sugira reformulações:
18. Artigo: O texto como um todo é claro, coerente e sem ambiguidades?
*Sim *Não *Parcialmente
Se não ou parcialmente, por favor, sugira reformulações:

Se você acha que o trabalho não deve ser publicado como está, por favor, aponte as mudanças que poderiam ser feitas para torná-lo publicável. Informamos que é obrigatório incluir os comentários da avaliação ou transferir uma versão ampliada do documento com os comentários antes de definir sua avaliação):

Minha recomendação para o trabalho é:
Não publicar
Publicar
Publicar somente com correções obrigatórias
Submeter a outra revista

PREPARAÇÃO DOS MANUSCRITOS

1. FORMATO GERAL DO DOCUMENTO: Folha Tamanho A4 (21 x 29,7cm), margens superior e inferior de 2,54cm, esquerda e direita de 1,9cm. Espaço simples; fonte Times New Roman tamanho 12; texto justificado; títulos e subtítulos em negrito, centralizado, com a primeira letra de cada palavra em maiúscula (ex.: Resultados, Método, Referências...). As páginas não devem ser numeradas.

2. ELEMENTOS DO MANUSCRITO:

2.1 ELEMENTOS GERAIS: Os elementos do artigo devem ser apresentados na seguinte ordem: (1) título (2) Resumos e palavras-chave; (3) Corpo do texto; (4) Referências.

TÍTULO ORIGINAL (máximo 12 palavras) em Português, Espanhol e Inglês (nesta sequência). Centralizados, em negrito e conter letras maiúsculas e minúsculas.

RESUMO: abaixo dos títulos, devem ser em português (Resumo), espanhol (Resumen) e inglês (Abstract), formatados em parágrafo único, contendo de 150 a 250 palavras cada e antecedidos pelo título (Resumo, Resumen ou Abstract) em negrito e centralizado. O resumo deve conter fundamentalmente os objetivos do estudo, uma descrição básica dos métodos empregados, os principais resultados e uma conclusão. No final do Resumo descreva em uma frase sua conclusão sobre em que termos seus resultados ajudaram a responder aos objetivos e indique a contribuição para o conhecimento acerca do tema pesquisado. 

Palavras-chave: Abaixo de cada resumo, listar de três a cinco palavras-chave, em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula, no respectivo idioma, utilizando o vocabulário controlado DeCS - Descritores em Ciências da Saúde.

Os resumos em espanhol e inglês devem ser fiéis ao resumo em português, porém, não uma tradução "literal" do mesmo. Ou seja, as traduções devem preservar o conteúdo do resumo, mas também adaptar-se ao estilo gramatical das línguas.

ABSTRACT e RESUMEN: Os resumos em espanhol e inglês devem ser fiéis ao resumo em português, porém, não uma tradução "literal" do mesmo. Ou seja, as traduções devem preservar o conteúdo do resumo, mas também adaptar-se ao estilo gramatical das línguas. 

CORPO DO TEXTO: O Corpo do Texto deve conter os itens: Introdução; Método; Resultados e Discussão; Considerações Finais; Referências. (Verificar a aba Sobre>Submissões: https://online.unisc.br/seer/index.php/psi/about/submissions).

 DOCUMENTOS SUPLEMENTARES (Verificar a aba Sobre>Submissões: https://online.unisc.br/seer/index.php/psi/about/submissions).

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Além disso, a PSI UNISC não faz nenhuma cobrança para submissão, publicação ou taxas de processamentos de artigos.

Diretrizes de Conduta Ética

AUTORIA

Mencionar os autores em um artigo científico garante que as pessoas adequadas recebam crédito e sejam responsabilizadas pela pesquisa. Deixar de representar intencionalmente a relação de um cientista com seu trabalho é considerada uma falha de conduta ética que enfraquece a confiança na descrição do próprio trabalho.

É vedado listar nomes de pessoas que não contribuíram para o artigo, inclusive autores convidados para fins de aumentar as chances de publicação;

É vedado submeter artigos para publicação sem a permissão do autor;

Partícipes da autoria, seja na escrita, coleta de dados ou qualquer outra função que tenha contribuído para a pesquisa, devem ser mencionados em seção específica do artigo a fim de evitar “autorias fantasmas”.

PLÁGIO

Um dos tipos mais comuns de falha de conduta ética é o plágio – quando um autor intencionalmente usa o trabalho de outro sem permissão, crédito ou conhecimento. O plágio assume diferentes formas, desde cópia literal até a paráfrase do trabalho de outro autor.

A cópia literal de excertos só é permitida caso tenha a fonte referenciada e esteja localizada no texto utilizando aspas de acordo com as normas para publicação;

É vedada a cópia substancial de materiais de pesquisa, processos, tabelas, equipamentos. Se o artigo se utilizar da essência de outro artigo, este deverá ser devidamente referenciado;

A paráfrase só é permitida caso tenha a fonte referenciada e não mude o significado pretendido pelo autor original;

É vedada a reciclagem de texto.

Os artigos submetidos à PSI UNISC passarão por verificação de possível plágio por meio do software Crossref Similarity Check.

FRAUDE NA PESQUISA

Fraude na pesquisa é publicar dados ou conclusões que não foram gerados por experiências ou observações, mas por invenção ou manipulação de dados.

Pode ser requisitado que autores enviem dados brutos que tenham conexão com a pesquisa para revisão editorial.

Logo, todos os dados devem ser armazenados por certo tempo após a publicação.

Imagens só podem ser manipuladas a fim de melhorar sua clareza.

Nenhuma característica específica dentro de uma imagem pode ser melhorada, escurecida, movida, removida ou introduzida.

Ajustes de brilho, contraste ou cor são aceitáveis desde que não obscureçam ou eliminem nenhuma informação do original.

CONFLITO DE INTERESSES

Quando um investigador, autor, editor ou revisor tem um interesse pessoal/financeiro ou crença que possa afetar sua objetividade ou inapropriadamente influenciar suas ações, há um conflito de interesses. Esses relacionamentos são também conhecidos como duplos comprometimentos, interesses conflitantes ou lealdades conflitantes.

Ao submeter um artigo, declarar explicitamente se existem ou não potenciais conflitos de interesse, seja com participantes da investigação, seja com agências que por ventura proveram recursos para a pesquisa. O relator deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo. Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da PSI UNISC. Preferencialmente, espera-se que os autores não tenham qualquer conflito de interesse com o tema abordado no artigo.

SUBMISSÕES SIMULTÂNEAS, PUBLICAÇÕES MÚLTIPLAS E/OU DUPLICADAS

Autores têm a obrigação de certificar que seus artigos sejam baseados em pesquisa original e nunca antes publicados. Submeter ou ressubmeter trabalhos para publicação duplicada intencionalmente é considerado quebra de ética em publicações.

Evite submeter um artigo para publicação em mais de um periódico por vez.

Mesmo se o artigo estiver sob processo de revisão, aguarde até receber a resposta para então submetê-lo em outro periódico.

Evite submeter artigos publicados em outros periódicos para consideração de um novo periódico.

Evite submeter artigos diferentes mas que descrevam essencialmente a mesma pesquisa em periódicos diferentes.

Sempre informe sobre qualquer submissão anterior do artigo (inclusive apresentações, resumos e postagens de resultados ou registros) que possa ser considerada uma submissão duplicada.

Caso queira publicar o artigo em um periódico de outro país ou língua, entre em contato com a equipe editorial.

Evite revelar quaisquer detalhes da publicação do artigo em outras línguas ou países.

DOI - Digital Object Identifier

DOI - Identificador de Objeto Digital é um padrão para identificação de documentos em redes digitais. Composto por números e letras, é atribuído a um objeto digital para que este seja identificado de forma única e persistente no ambiente Web.

Índice de Rejeição

Atualmente, a PSI UNISC possui o índice de rejeição em 19%.

Pareceristas ad hoc

A comissão editorial da PSI UNISC agradece aos pareceristas ad hoc que contribuíram com a análise e apreciação crítica dos artigos submetidos para a publicação da Revista.

Ano de 2017:

Dra. Ana Luisa Teixeira de Menezes (UNISC - Brasil)

Dra. Edinete Maria Rosa (UFES- Brasil)

Dra. Edna Linhares Garcia (UNISC - Brasil)

Dr. Eduardo Steindorf Saraiva (UNISC - Brasil)

Dr. Emanuel Bagetti Zeifert (PUCRS - Brasil)

Dra. Karine Vanessa Perez (UNISC - Brasil)

Dra. Lilian Rodrigues da Cruz (UFRGS - Brasil)

Dr. Marcus Vinicius Castro Witczak (UNISC - Brasil)

Dra. Miriam Cabrera Delboni (UFSM – Brasil)

Dr. Moises Romanini (UNISC - Brasil)

Dra. Patrícia Manozzo Colossi (FACCAT - Brasil)

Dra. Priscila Pavan Detoni (UNIVATES - Brasil)

Ma. Rosangela Fontoura da Cruz (UNISC - Brasil)

Dra. Roselaine Ferreira Silva (UNISC - Brasil)

Ma. Teresinha Eduardes Klafke (UNISC - Brasil)

Dra. Vera Esther Jandir da Costa Ireland (UFPB - Brasil)

Ano de 2018:

Dra. Alana Augusta Concesso de Andrade (UFMG – Minas Gerais/Brasil)

Dr. Alessandro Carvalho Sales (UniRio – Rio de Janeiro/Brasil)

Dra. Ana Paula Melchiors Stahlschmidt (UNIFIN – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Andréia Isabel Giacomozzi (UFSC – Santa Catarina/Brasil)

Dra. Andressa Melina Becker da Silva (PUC Campinas – São Paulo/Brasil)

Dra. Angela Helena Marin (UNISINOS – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Angela Maria Pires Caniato (UEM – Paraná/Brasil)

Dra. Anita Guazzelli Bernardes (PUCRS – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Betânia Alves Veiga Dell' Agli (UNIFAE – São Paulo/Brasil)

Dra. Betina Hillesheim (UNISC – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Camilla Teresa Martini Mazetto (USP – São Paulo/Brasil)

Dra. Carmen Lúcia Fornari Diez (UNIPLAC – Santa Catarina/Brasil)

Dra. Carolina Ferreira Barros Klumpp (UNIFIEO – São Paulo/Brasil)

Ma. Cecília Araujo Melo (UMESP – São Paulo/Brasil)

Dra. Clara Costa Oliveira (UMINHO – Braga/Portugal)

Dra. Cláudia Tirelli (UNISC – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dr. Cleber Gibbon Ratto(UFSC – Santa Catarina/Brasil)

Ma. Cristiana Rezende Caneda (ULBRA – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Cristina Satie de Oliveira Pátaro (UNESPAR – Paraná/Brasil)

Dra. Cristiane Davina Redin Freitas (UNISC – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Débora Dalbosco Dell'Aglio (UFRGS – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Edna Linhares Garcia (UNISC – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Edna Maria Q. de Oliveira Chamon (UNITAU – São Paulo/Brasil)

Dra. Elisa Kern de Castro (UNISINOS – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Ellen Fernanda Gomes da Silva (UNICAP – Pernambuco/Brasil)

Dr. Elton Luiz Nardi (UNOESC – Santa Catarina/Brasil)

Dra. Erica Piovam de Ulhôa Cintra (UEM – Paraná/Brasil)

Dr. Ezequiel Redin (FAMES – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Fabiane Friedrich Schütz (UNISC – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dr. Fauston Negreiros (UFPI – Piauí/Brasil)

Dra. Fernanda Cesa Ferreira da Silva Moraes (PUCRS – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Fernanda Sofio Woolcott (IPUSP – São Paulo/Brasil)

Dra. Flávia Cristina Silveira Lemos (UFPA – Pará/Brasil)

Dra. Gina Nolêto Bueno (PUC Goiás – Goiás/Brasil)

Dra. Grazielle Brandt (UNISC – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dr. Herculano Ricardo Campos (UFRN – Rio Grande do Norte/Brasil)

Dra. Irani Iracema de Lima Argimon (PUCRS – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dr. Janari da Silva Pedroso (UFPA – Pará/Brasil)

Dra. Jaqueline Gomes de Jesus (IFRJ – Rio de Janeiro/Brasil)

Dr. Jerto Cardoso Silva (UNISC – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Karine Vanessa Perez (UNISC – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Karla Gomes Nunes (PUC-Minas - Minas Gerais/Brasil )

Dra. Leônia Cavalcante Teixeira (UNIFOR – Cerará/Brasil)

Dra. Lesly Vicenzi Oliveira (UCB – Brasília/Brasil)

Dra. Lirene Finkler (UNILASALLE – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Luciane De Conti (UFRGS– Rio Grande do Sul/Brasil)

Dr. Ludgleydson Fernandes de Araújo (UFPI – Piauí/Brasil)

Dra. Marcia Hespanhol Bernardo (PUC-Campinas – São Paulo/Brasil)

Dr. Marcus Vinicius Castro Witczak (UNISC – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Maria da Luz Olegário (UFPB – Paraíba/Brasil)

Dra. Marília Novais da Mata Machado (UFSJ – Minas Gerais/Brasil)

Dr. Mateus Pranzetti Paul Gruda (UNESP – São Paulo/Brasil)

Dr. Mauro Luis Vieira (UFSC – Santa Catarina/Brasil)

Dra. Miriam Cabrera Corvelo Delboni (UFSM – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Monise Gomes Serpa (UNIFRA – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Naiana Dapieve Patias (IMED – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dr. Oswaldo Hajime Yamamoto (UFRN – Rio Grande do Norte/Brasil)

Dra. Patricia Barreto Cavalcanti (UFPB – Paraíba/Brasil)

Dra. Patrícia Manozzo Colossi (FACCAT – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dr. Roney Gusmão Carmo (UFRB – Bahia/Brasil)

Dra. Roselaine Ferreira da Silva (UNISC – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Silvia Virginia Coutinho Areosa (UNISC – Rio Grande do Sul/Brasil)

Ma. Simone Caldas Bedin (UNISC – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Sueli Bulhões da Silva (PUC-RIO – Rio de Janeiro/Brasil)

Dra. Suely Emilia de Barros Santos (UPE – Pernambuco/Brasil)

Dra. Tarcia Rita Davoglio (PUCRS – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Thais Alves Marinho (UnB – Brasília/Brasil)

Dra. Valéria Reis do Canto Pereira (UnB – Brasília/Brasil)

Dr. Wanderlei Abadio de Oliveira (USP – São Paulo/Brasil)

Dra. Zoica Bakirtzief da Silva Pereira (UFSM – Rio Grande do Sul/Brasil)

Ano de 2019:

Dra. Adriana Wagner (UFRGS – Rio Grande do Sul/Brasil)
 
Dra. Ana Celina Garcia Albornoz (UFRGS – Rio Grande do Sul/Brasil)
 
Dra. Ana Paula Melchiors Stahlschmidt (UNIFIN – Rio Grande do Sul/Brasil)
 
Dra. Ana Paula Rocha de Sales Miranda (UFPB – Paraíba/Brasil)
 
Dr. Arnaldo Toni Souza das Chagas (ULBRA – Rio Grande do Sul/Brasil)
 
Dr. Aureliano Lopes da Silva Junior (UERJ – Rio de Janeiro/Brasil)
 
Dra. Bárbara de Souza Conte (SIG – Rio Grande do Sul/Brasil)
 
Dra. Betânia Alves Veiga Dell’Agli (UNIFAE – São Paulo/Brasil)
 
Dra. Camila dos Santos Gonçalves (UFN – Rio Grande do Sul/Brasil)
 
Dr. Carlos José Naujorks (UFSC – Santa Catarina/Brasil)
 
Dra. Clarisse Pereira Mosmann (UNISINOS – Rio Grande do Sul/Brasil)
 
Dra. Cláudia Tirelli (UNISC – Rio Grande do Sul/Brasil)
 
Dr. Cleber Gibbon Ratto (UNILASALLE – Rio Grande do Sul/Brasil)
 
Dra. Conceição Aparecida Serralha (UFTM – Minas Gerais/Brasil)
 
Dr. Daniel Bartholomeu (UNISAL – São Paulo/Brasil)
 
Ms. Daniel Dall'Igna Ecker (UFRGS – Rio Grande do Sul/Brasil)
 
Dra. Denise Falcke (UNISINOS – Rio Grande do Sul/Brasil)
 
Dra. Elisa Beatriz Braga Dell'Orto Van Eyken (IFRJ – Rio de Janeiro/Brasil)
 
Dr. Emanuel Bagetti Zeifert (UFRGS – Rio Grande do Sul/Brasil)
 
Dra. Érika Cecília Soares Oliveira (UFAL – Alagoas/Brasil)
 
Dra. Eunice Maria Viccari (UNISC – Rio Grande do Sul/Brasil)
 
Dr. Ewerton Helder Bentes Castro (UFAM – Amazonas/Brasil)
 
Dra. Fabiana Verza (CEFI – Rio Grande do Sul/Brasil)
 
Dr. Fábio Félix Ferreira (UESB – Bahia/Brasil)
 
Dra. Flávia Cristina Silveira Lemos (UFPA – Pará/Brasil)
 
Dra. Geraldine Alves dos Santos (FEEVALE – Rio Grande do Sul/Brasil)
 
Dra. Gina Nolêto Bueno (PUC GOIÁS – Goiás/Brasil)
 
Dra. Ilka Dias Bichara (UFBA – Bahia/Brasil)
 
Dra. Irani Iracema de Lima Argimon (PUCRS – Rio Grande do Sul/Brasil)
 
Dr. Jaime Farias Dresch (UNIPLAC – Santa Catarina/Brasil)
 
Dr. Jonas de Oliveira Bertucci (IFB – Brasília/Brasil)
 
Dra. Juliana Francisca Cecato (FMJ – São Paulo/Brasil)
 
Dra. Larissa Medeiros Marinho dos Santos (UFSJ – Minas Gerais/Brasil)
 
Dra. Lesly Guimarães Vicenzi de Oliveira (UCB – Brasília/Brasil)
 
Dra. Luciane Najar Smeha (UFN – Rio Grande do Sul/Brasil)
 
Dra. Lygia Santa Maria Ayres (UFF – Rio de Janeiro/Brasil)
 
Dr. Marco Andre Cadoná (UNISC – Rio Grande do Sul/Brasil)
 
Dra. Marília Novais da Mata Machado (UFSJ – Minas Gerais/Brasil)
 
Dra. Marlene Neves Strey (Feevale – Rio Grande do Sul/Brasil)
 
Dra. Martha Giudice Narvaz (UERGS – Rio Grande do Sul/Brasil)
 
Dra. Naiana Dapieve Patias (UFSM – Rio Grande do Sul/Brasil)
 
Dr. Ney Roberto Váttimo Bruck (UFPEL – Rio Grande do Sul/Brasil)
 
Dr. Nilson Rogério da Silva (UNESP – São Paulo/Brasil)
 
Dr. Odair Furtado (PUC SÃO PAULO – São Paulo/Brasil)
 
Dra. Patrícia Manozzo Colossi (FACCAT – Rio Grande do Sul/Brasil)
 
Dr. Paulo Júnior Debom Garcia (CELSO LISBOA – Rio de Janeiro/Brasil)
 
Dra. Rita de Cassia Pereira Lima (UFPB – Paraíba/Brasil)
 
Dra. Roselaine Berenice Ferreira da Silva (UNISC – Rio Grande do Sul/Brasil)
 
Dr. Sávio Silveira de Queiroz (UFES – Espírito Santo/Brasil)
 
Dra. Sueli Bulhões da Silva (PUC-Rio – Rio de Janeiro/Brasil)
 
Dra. Zenith Nara Costa Delabrida (UFS – Sergipe/Brasil)
 
Dra. Zoica Bakirtzief da Silva Pereira (UFSM – Rio Grande do Sul/Brasil)
 
Ano de 2020:

Dra. Alana Augusta Concesso de Andrade (UFJF – Minas Gerais/Brasil)

Dr. Alessandro Carvalho Sales (USP – São Paulo/Brasil)

Dra. Ana Celina Garcia Albornoz (UFRGS – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Ana Luisa Teixeira de Menezes (UNISC – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Ana Paula Melchiors Stahlschmidt (UNIFIN – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Ana Paula Rocha de Sales Miranda (UFPB – Paraíba/Brasil)

Dra. Angela Helena Marin (UFRGS – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Angela Maria Pires Caniato (UEM – Paraná/Brasil)

Dra. Anna Paula Uziel (UERJ – Rio de Janeiro/Brasil)

Dra. Anita Guazzelli Bernardes (UCDB – Mato Grosso do Sul/Brasil)

Dr. Arnaldo Toni Souza das Chagas (ULBRA – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dr. Aureliano Lopes da Silva Junior (UERJ – Rio de Janeiro/Brasil)

Dra. Bárbara de Souza Conte (SIG – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Betânia Alves Veiga Dell' Agli (UNIFAE – São Paulo/Brasil)

Dra. Betina Hillesheim (UNISC – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Camila dos Santos Gonçalves (UFN – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dr. Carlos José Naujorks (UFSC – Santa Catarina/Brasil)

Dra. Cláudia Tirelli (UNISC – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Conceição Aparecida Serralha (UFTM – Minas Gerais/Brasil)

Dra. Cristine Jaques Ribeiro (UCPEL – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dr. Daniel Dall'Igna Ecker (UERGS – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Daniele da Silva Maia Gouveia (UERJ – Rio de Janeiro/Brasil)

Dra. Débora Dalbosco Dell'Aglio (UFRGS – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dr. Delcio Antônio Agliardi (UCS – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Edna Linhares Garcia (UNISC – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Edna Maria Q. de Oliveira Chamon (UNESA – Rio de Janeiro/Brasil)

Dr. Eduardo Saraiva (UNISC – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Eliane Regina Pereira (UFU – Minas Gerais/Brasil)

Dr. Eraldo Carlos Batista (UNEMAT – Mato Grosso/Brasil)

Dra. Érika Cecília Soares Oliveira (UFAL – Alagoas/Brasil)

Dra. Eunice Maria Viccari (UNISC – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Fabiane Friedrich Schütz (DOMUS – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dr. Feliciano Villar (UB – Barcelona/Espanha)

Dra. Flávia Cristina Silveira Lemos (UFPA – Pará/Brasil)

Dr. Henrique Jorge Simões Bezerra (UFPB – Paraíba/Brasil)

Dr. Jonas de Oliveira Bertucci (IFB – Brasília/Brasil)

Dra. Júlia Schneider Protas (IMED – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Juliana Francisca Cecato (USF – São Paulo/Brasil)

Dra. Karine Vanessa Perez (UNISC – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dr. Ludgleydson de Fernandes Araújo (UFPI – Piauí/Brasil)

Dra. Marcela Bortolini (Consultório Particula – RS/Brasil)

Dr. Marcus Vinicius Castro Witczak (UNISC – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Maria da Luz Olegário (UFPB – Paraíba/Brasil)

Dra. Martha Giudice Narvaz (UERGS – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Mary Sandra Carlotto (UNISINOS – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dr. Ney Roberto Váttimo Bruck (UFPEL – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Patrícia Manozzo Colossi (FACCAT – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Priscila Piazentini Vieira (UFPR – Paraná/Brasil)

Dr. Rafael De Tilio (UFTM – Minas Gerais/Brasil)

Dr. Ramofly Bicalho Santos (UFRRJ – Rio de Janeiro/Brasil)

Dra. Rejane Rosaria Grecco dos Santos (FURG – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Rita de Cassia Pereira Lima (UNESA – Rio de Janeiro/Brasil)

Dr. Roney Gusmão Carmo (UFRB – Bahia/Brasil)

Dra. Rosa Maria Bueno Fischer (UFRGS – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Rosane Neves da Silva (UFRGS – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Suely Emilia de Barros Santos (UNICAP – Pernanbuco/Brasil)

Dra. Tatiana de Paula Santana da Silva (UFPE – Pernambuco/Brasil)

Dra. Tatiana Quarti Irigaray (PUCRS – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dra. Zoica Bakirtzief da Silva Pereira (UFSM – Rio Grande do Sul/Brasil)

Dr. Wilson Camilo Chaves (UFSJ – Minas Geraisl/Brasil)