Prática pedagógica e relação professor-aluno em cursinhos

Autores

  • Celso Francisco Tondin Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Larissa Medeiros Marinho dos Santos Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Deruchette Danire Henriques Magalhães Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Jacqueline Danielle Pereira Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v2i2.11122

Palavras-chave:

Cursinho. Prática pedagógica. ENEM. Vestibular.

Resumo

Instituições que oferecem cursos preparatórios para vestibulares, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e concursos públicos, os conhecidos cursinhos, tornaram-se espaço de trabalho atrativo para os professores. Este estudo objetiva identificar, a partir de um cursinho, características dos alunos e conhecer a prática pedagógica e seus efeitos na relação professor-aluno. Trata-se de pesquisa exploratória realizada em uma instituição privada de uma cidade de pequeno porte do interior de Minas Gerais, com o uso da observação participante, com registro em diário de campo, e aplicação de questionário a 31 alunos. Com base na Análise do Conteúdo, os dados foram organizados em categorias. A primeira delas, características dos alunos, indica que a maioria é do sexo feminino, solteira, não trabalha, estuda em escola pública, pretende estudar em universidades públicas, mora com os pais em casa própria, em área urbana, com até mais três pessoas, tem renda familiar de um a seis salários mínimos e pelo menos um dos pais não concluiu o ensino médio. A segunda categoria, prática pedagógica e relação professor-aluno, informa que o trabalho docente acontece em condições favoráveis à medida que as estratégias didáticas adotadas nos cursinhos, baseadas na memorização e na descontração, resultam em maior interesse dos estudantes e na aproximação entre os corpos docente e discente. Pelo fato de ambos cooperarem com o foco na almejada aprovação em processos seletivos incrementa-se uma marca pragmática e utilitarista no processo ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Celso Francisco Tondin, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei.

Larissa Medeiros Marinho dos Santos, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Graduada e licenciada, mestra em Psicologia Social e do Trabalho e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei.

Deruchette Danire Henriques Magalhães, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Jacqueline Danielle Pereira, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

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Publicado

2018-01-05

Como Citar

Tondin, C. F., Santos, L. M. M. dos, Magalhães, D. D. H., & Pereira, J. D. (2018). Prática pedagógica e relação professor-aluno em cursinhos. PSI UNISC, 2(1), 90-104. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v2i2.11122

Edição

Seção

Artigos