Dificuldades de Aprendizagem em Meninos e Meninas: Uma Revisão Sistemática com Metanálise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v2i2.11784

Palavras-chave:

Aprendizagem, Diferenças, Meninos e Meninas, Revisão Sistemática.

Resumo

Alguns estudos, na área da educação e da psicologia, dedicam-se a tentar compreender e explicar se há diferenças no processo de aprendizagem entre meninos e meninas. Nesse sentido, objetiva-se realizar uma revisão sistemática com metanálise dos estudos que trabalham com a temática das dificuldades de aprendizagem em crianças, buscando investigar e expor o que a literatura atual apresenta sobre as possíveis causas para essa diferença. Para tanto, no mês de janeiro de 2018, foram realizadas buscas nas bases de dados SciELO, LILACS, BVS-PSI, PePSIC e nos periódicos disponíveis na BDTD e CAPES. Os critérios de inclusão utilizados foram: textos que apresentam referência direta ao tema “dificuldades de aprendizagem em crianças”; publicados entre 2013 e 2018; disponíveis em português e inglês; apresentam a realidade brasileira; possuem referencial teórico da psicologia cognitiva e/ou da neuropsicologia; e trabalham o processo de aprendizagem em crianças. Foram analisados 55 estudos e realizado testes de normalidade da amostra e correlação entre variáveis. Os estudos apontam algumas possíveis explicações para o baixo desempenho escolar e a maior dificuldade de aprendizagem dos meninos como: o comportamento externalizante e a baixa autoeficácia, mais observada em meninos; e o contexto social e familiar, que estimulam mais as meninas a serem disciplinadas e responsáveis, qualidades essenciais para o processo de aprendizagem. No que se refere à limitação do estudo, destacam-se as bases de dados, idiomas e período de publicação dos estudos, que não abarcam todos os textos existentes na área.

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Biografia do Autor

Larissa Leal Serafim Rodrigues, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Campina Grande - PB

Larissa Leal Serafim Rodrigues é graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, onde realizou trabalhos de pesquisa e extensão nas áreas de educação inclusiva e neuropsicologia cognitiva, atuou como pesquisadora e extensionista do Observatório Nacional de Educação Especial – ONEESP (UFSCAR/CNPq) e Inclusão Escolar, Sociabilidade e Sustentabilidade (UFCG/CNPq). Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Inovação Tecnológica – LabNEUROCIT (UFCG/CNPq) e do Núcleo de Estudos em Saúde Mental, Educação e Psicometria (UFPB/CNPq).

Nalyson Almeida Rodrigues, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Campina Grande - PB

Nalyson Almeida Rodrigues é graduando do curso de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Atualmente é pesquisador e assessor de dados do Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Inovação Tecnológica – LabNEUROCIT (UFCG/CNPq) e bolsista de Iniciação Tecnológica.

Monilly Ramos Araujo Melo, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Campina Grande - PB

Monilly Ramos Araujo Melo é Doutora em Psicologia Cognitiva, pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Atualmente é professora efetiva do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, pesquisadora e coordenadora do Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Inovação Tecnológica – LabNEUROCIT (UFCG/CNPq), pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Cognitiva e Cultura (Psicologia Cognitiva/UFPE/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Educação e Psicometria (UFPB/CNPq). Possui experiência em pesquisa, ensino e atuação na área de Psicologia, com ênfase em Pesquisa e Intervenção em Saúde e Educação: Avaliação Psicológica, Psicologia Infantil, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Cognição e Neuropsicologia.

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Publicado

2018-07-20

Como Citar

Rodrigues, L. L. S., Rodrigues, N. A., & Melo, M. R. A. (2018). Dificuldades de Aprendizagem em Meninos e Meninas: Uma Revisão Sistemática com Metanálise. PSI UNISC, 2(2), 133-148. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v2i2.11784

Edição

Seção

Artigos