Produção de subjetividade pelas práticas do vestir no Brechó de Troca: novos campos para a psicologia social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v3i1.12605

Palavras-chave:

Práticas do vestir, Moda, Produção de subjetividade, Brechó de troca.

Resumo

O presente artigo mostra como o sistema da moda vem produzindo modos efêmeros de práticas do vestir calcadas no consumo frenético, a partir do olhar problematizador da relação do sujeito com a roupa enquanto produção de subjetividade. Se outrora a moda foi ferramenta para diferenciação de classes e setores sociais, hoje a produção de subjetividade implica em modos de parecer para ser.  Tal efemeridade produz efeitos que a Psicologia Social pode ler como demanda para produção de projetos e modos de escuta de atuações já existentes. O projeto do Brechó de Troca é descrito como campo da Psicologia Social, de abordagem ético-estética e política. E um espaço de convívio onde o escambo é um chamariz para possíveis encontros, um grupo que resiste aos modos efêmeros de consumo de moda. O artigo mostra as condições de possibilidade para a criação do Projeto que, em janeiro de 2019 faz 10 anos de existência sempre resistindo aos recursos perversos do mercado de moda.

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Biografia do Autor

Helena de Barros Soares, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Psicologia Social e Institucional da UFRGS, onde também formou-se mestre. E psicanalista, e consultora de estilo. Tem experiência em pesquisa nas áreas de econômica criativa, mercado de brechós e produção de subjetividade. Criou o Brechó de Troca em janeiro de 2009.

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Publicado

2019-01-03

Como Citar

Soares, H. de B. (2019). Produção de subjetividade pelas práticas do vestir no Brechó de Troca: novos campos para a psicologia social. PSI UNISC, 3(1), 141-151. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v3i1.12605

Edição

Seção

Artigos