Habilidades Sociais na Escola: Relato de Experiência de Estágio em Psicologia Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v3i2.13408

Palavras-chave:

Psicologia Escolar, Relações Interpessoais, Habilidades Sociais.

Resumo

Habilidades sociais (HS) podem ser compreendidas como classes de comportamentos no repertório do indivíduo para lidar de maneira adequada com as situações interpessoais, sendo um construto teórico vinculado ao modelo comportamental. Este estudo tem por objetivo relatar a experiência de um estágio curricular em Psicologia que teve foco no desenvolvimento de habilidades sociais em 32 estudantes, sendo 12 alunos de Ensino Médio e 20 de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O intuito dos grupos foi promover habilidades comunicacionais mais eficazes e prevenir conflitos. Foram realizados seis encontros, um por semana com cada turma, no turno da noite, com a duração média de 45 minutos cada encontro. As intervenções foram por meio de diálogos, utilização de recursos audiovisuais, dinâmicas e dramatizações. A partir das intervenções propostas, buscou-se possibilitar o desenvolvimento de comportamentos mais assertivos dos alunos em sala de aula, por meio da expressão de seus pensamentos e sentimentos de forma clara, preservando os direitos dos outros e sem prejudicar aos seus próprios direitos, a fim de diminuir os conflitos e melhorar as relações interpessoais. Os resultados apontaram para a melhoria das relações interpessoais no ambiente escolar, conforme observação do comportamento e relato dos próprios alunos e professores.

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Biografia do Autor

Jéssica Reusch Cruz, IMED

Psicóloga (IMED)

Naiana Dapieve Patias, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Psicóloga (UNIFRA), Mestre em Psicologia (UFSM), Doutora em Psicologia (UFRGS), Especialista em Criança e Adolescente em situação de risco (UNIFRA), Especialista em Psicologia Escolar (FATO). Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Márcia Fortes Wagner, IMED

Psicóloga, Doutora em Psicologia (PUCRS), Docente dos cursos de graduação e mestrado em Psicologia na IMED

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Publicado

2020-01-04

Como Citar

Cruz, J. R., Patias, N. D., & Wagner, M. F. (2020). Habilidades Sociais na Escola: Relato de Experiência de Estágio em Psicologia Escolar. PSI UNISC, 4(1), 107-120. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v3i2.13408

Edição

Seção

Artigos