Disciplina, resistências e o trabalho em orquestras sinfônicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v5i2.14788

Palavras-chave:

Orquestra sinfônica, Trabalho, Disciplina, Resistência, Michel Foucault.

Resumo

Este artigo é um ensaio busca analisar relações entre as orquestras sinfônicas e a disciplina por meio dos estudos de Michel Foucault. A ideia central é que orquestras sinfônicas materializam práticas de produção de uma racionalidade pautada em docilidade política, produtividade e corpos disciplinados para um trabalho meticuloso da música com atenção detalhada. Trata-se de texto teórico e analítico, baseado em alguns operadores analíticos de Michel Foucault. O artigo é resultante de uma pesquisa maior finalizada, na Pós-Graduação em Psicologia. É possível afirmar que a música orquestral é uma maneira de inventar no trabalho e, simultaneamente, de resistir às disciplinas docilizadoras, em termos de um campo dinâmico de forças múltiplas de saberes e poderes. Só há disciplina quando temos liberdade concomitantemente.

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Biografia do Autor

Eric Campos Alvarenga, Prof de Psicologia Social do Trabalho-UFPA

Psicólogo-UFPA. Mestre e Doutor em Psicologia-UFPA. Professor adjunto I de Psicologia Social do Trabalho-UFPA.

Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira, Professor de Saúde do trabalhador-UFPA

Psicólogo, UFPA. Mestre e Doutor em Saúde Coletiva, ENSP-FIOCRUZ. Professor associado III de Psicologia do trabalho, na UFPA. Coordenador do Programa de Pós-graduação de Psicologia, IFCH-UFPA.

Flávia Cristina Silveira Lemos, Profa. de Psicologia Social/UFPA.

Possui graduação em Licenciatura, bacharelado e formação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 1999), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 2003) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 2007). Professora de psicologia social/UFPA. Bolsista de produtividade em pesquisa CNPQ PQ2.

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Publicado

2021-07-10

Como Citar

Alvarenga, E. C., Oliveira, P. de T. R. de, & Lemos, F. C. S. (2021). Disciplina, resistências e o trabalho em orquestras sinfônicas. PSI UNISC, 5(2), 173-. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v5i2.14788