Práticas de professores cribiás: representações sociais e formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v5i1.14929

Palavras-chave:

Representações sociais, Formação docente, Educação infantil.

Resumo

O presente trabalho analisa as representações sociais sobre práticas pedagógicas em contextos orientados para mudança do campo representacional de profissionais da educação, o processo de formação docente Cribiás, crianças sabidas. O referido projeto atua no sentido de difundir pressupostos da Teoria Histórico Cultural e da Pedagogia de Participação a fim de orientar práticas no contexto da educação infantil privilegiando processos narrativos autorais. Foram analisadas as representações sociais forjadas nos tensionamentos vivenciados ao longo do processo de formação do ano de 2019. O estudo se caracteriza como de natureza qualitativa envolvendo 26 profissionais da educação, participantes do projeto. A produção de dados se deu em duas etapas, sendo a etapa 1, foco deste trabalho, caracterizada por respostas ao questionário de questões abertas, aplicado coletivamente ao final do processo formativo. Os dados, foram submetidos a análise inspirada na proposta de Núcleo de significação e revelam que o processo formativo mobilizou tensionamentos no campo representacional orientados para mudanças sobre as práticas pedagógicas na educação infantil. Tais mudanças afetam tanto a dimensão cognitiva, afetiva e atitudinal, podendo gerar impactos nas constituições identitárias das profissionais envolvidas.

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Biografia do Autor

Daniela Barros da Silva Freire Andrade, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUCSP. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) campus Cuiabá – MT. Telefone de contato (65) 3615- 8482, sala 40b, Instituto de Educação. Pesquisadora Associada da Fundação Carlos Chagas, participando do CIERS-Ed (Centro Internacional em Representações Sociais e Subjetividade – Educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN). E-mail: freire.d02@gmail.com.

Clécia Lino da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Acadêmica do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá, bolsista PIBIC/CNPQ no Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância – GPPIN. Telefone de contato (65) 3615- 8482, sala 40b, Instituto de Educação, E-mail: clecia_lino@hotmail.com

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Publicado

2021-01-05

Como Citar

Andrade, D. B. da S. F., & Silva, C. L. da. (2021). Práticas de professores cribiás: representações sociais e formação docente. PSI UNISC, 5(1), 7-20. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v5i1.14929

Edição

Seção

Artigos