Impactos da pandemia da COVID-19 na saúde mental dos estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.17058/psiunisc.v5i2.16348Palavras-chave:
Impacto, Covid-19, Saúde mental, Estudante universitário.Resumo
Este é um artigo de revisão narrativa da literatura, o qual tem por objetivo avaliar os impactos da pandemia da Covid-19 na saúde mental de estudantes universitários. A busca de dados ocorreu durante o mês de março de 2021, em 3 bases (Science Direct, BVS e PubMed). Foram encontrados um total de 755 artigos usando os descritores “Impact and Covid-19 and Mental Health and University student”, dos quais, depois do processo de inclusão e exclusão, sobraram 11 estudos, que foram explorados na íntegra para análise final, sob a perspectiva qualitativa de análise de conteúdo de Saldaña (2013). Os resultados deste estudo nos conduzem a concluir que a pandemia da Covid-19 afeta grandemente a saúde mental dos estudantes universitários. Desde que a doença foi considerada uma pandemia mundial, as atividades acadêmicas nas universidades foram encerradas (aulas, exames de qualificação de pós-graduação, defesas e outras) para contenção do vírus. Os riscos e impactos à saúde mental neste período incluem o medo de contaminação pelo vírus, a incerteza sobre o fim da pandemia e o retorno das aulas, medidas de distanciamento social prolongado, ansiedade e outros desconfortos psicológicos agravados pela falta de serviços de apoio psicológico. Sugere-se, assim, a implementação de serviços de apoio psicológico (sendo a modalidade virtual mais eficaz neste momento da pandemia) dentro das universidades, para a promoção do bem estar e da saúde mental da população universitária.
Downloads
Referências
Abuhmaidan, Y., & Al-Majali, S. (2020). The Impact of the Coronavirus Pandemic on Mental Health Among al ain University Students in Light of Some Demographic Variables. Psychiatria Danubina, 32(3-4), 482–490. doi: 10.24869/psyd.2020.482
Baloch, G. M., Sundarasen, S., Chinna, K., Nurunnabi, M., Kamaludin, K., Khoshaim, H. B., … AlSukayt, A. (2021). COVID-19: exploring impacts of the pandemic and lockdown on mental health of Pakistani students. PeerJ, 9, e10612. doi: 10.7717/peerj.10612
Conrad, R. C., Hahm, H. “Chris”, Koire, A., Pinder-Amaker, S., & Liu, C. H. (2021). College student mental health risks during the COVID-19 pandemic: Implications of campus relocation. Journal of Psychiatric Research, 136, 117–126. doi: 10.1016/j.jpsychires.2021.01.054
Copeland, W. E., McGinnis, E., Bai, Y., Adams, Z., Nardone, H., Devadanam, V., … Hudziak, J. J. (2021). Impact of COVID-19 Pandemic on College Student Mental Health and Wellness. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, 60(1), 134-141.e2. doi: 10.1016/j.jaac.2020.08.466
Evans, S., Alkan, E., Bhangoo, J. K., Tenenbaum, H., & Ng-Knight, T. (2021). Effects of the COVID-19 lockdown on mental health, wellbeing, sleep, and alcohol use in a UK student sample. Psychiatry Research, 298, 113819. doi: 10.1016/j.psychres.2021.113819
Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Assuntos Estudantis [FONAPRACE] (2019). V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES - 2018. Brasília: FONAPRACE. Recuperado de: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES-2018.pdf
Fu, W., Yan, S., Zong, Q., Anderson-Luxford, D., Song, X., Lv, Z., & Lv, C. (2021). Mental health of college students during the COVID-19 epidemic in China. Journal of Affective Disorders, 280(Pt A), 7–10. doi: 10.1016/j.jad.2020.11.032
Goularte, J. F., Serafim, S. D., Colombo, R., Hogg, B., Caldieraro, M. A., & Rosa, A. R. (2021). COVID-19 and mental health in Brazil: Psychiatric symptoms in the general population. Journal of Psychiatric Research, 132, 32–37. doi: 10.1016/j.jpsychires.2020.09.021
Maia, B. R., & Dias, P. C. (2020). Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200067. doi: 10.1590/1982-0275202037e200067
Gundim, V. A., Encarnação, J. P., Santos, F. C., Santos, J. E., Vasconcellos, E. A., & Souza, R. C. de. (2020). Saúde Mental de Estudantes Universitários Durante a Pandemia de COVID-19. Revista Baiana de Enfermagem, 35, e37293. doi: 10.18471/rbe.v35.37293
Lai, A. Y., Lee, L., Wang, M., Feng, Y., Lai, T. T., Ho, L., … Lam, T. (2020). Mental Health Impacts of the COVID-19 Pandemic on International University Students, Related Stressors, and Coping Strategies. Frontiers in Psychiatry, 11, 584240. doi: 10.3389/fpsyt.2020.584240
Li, X., Fu, P., Fan, C., Zhu, M., & Li, M. (2021). COVID-19 Stress and Mental Health of Students in Locked-Down Colleges. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(2), 771. doi: 10.3390/ijerph18020771
Lyons, Z., Wilcox, H., Leung, L., & Dearsley, O. (2020). COVID-19 and the mental well-being of Australian medical students: impact, concerns and coping strategies used. Australasian Psychiatry, 28(6), 649–652. doi: 10.1177/1039856220947945
Olofsson, H., Brolund, A., Hellberg, C., Silverstein, R., Stenström, K., Österberg, M., & Dagerhamn, J. (2017). Can abstract screening workload be reduced using text mining? User experiences of the tool Rayyan. Research Synthesis Methods, 8(3), 275–280. doi: 10.1002/jrsm.1237
Organização das Nações Unidas [OMS]. (2020). OMS: 'O impacto da pandemia na saúde mental das pessoas já é extremamente preocupante'. Recuperado de https://brasil.un.org/pt-br/85787-oms-o-impacto-da-pandemia-na-saude-mental-das-pessoas-ja-e-extremamente-preocupante
Ouzzani, M., Hammady, H., Fedorowicz, Z., & Elmagarmid, A. (2016). Rayyan—a web and mobile app for systematic reviews. Systematic Reviews, 5(1), 210. doi: 10.1186/s13643-016-0384-4
Pautasso, M. (2020). The structure and conduct of a narrative literature review. In R. S. Tubbs, S. M. Buerger, M. M. Shoja, A. Arynchyna, & M. Karl (Eds.), A guide to the scientific career: virtues, communication, research, and academic writing (pp.299-310). Hoboken: Wiley Blackwell.
Saldaña, J. (2013). The Coding Manual of Qualitative Researchers (2ª ed.). London: SAGE
Sunde, R. M., Júlio, Ó. A., & Nhaguaga, M. A. F. (2020). O Ensino Remoto em Tempos da Pandemia da Covid-19: Desafios e Perspectivas. Epistemologia E Práxis Educativa - EPEduc, 3(3). doi: 10.26694/epeduc.v3i3.11176
Sunde, R. M., & Sunde, L. M. C. (2020). Luto Familiar pela Covid-19: Dor e Sofrimento Psicológico. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 8(3), 703–710. doi: 10.16891/787
Veber, L. S., Rodrigues, J. V., Fagundes, L. B. B. & Amaral P. L. (2020). Saúde Mental de Estudantes Universitários na Pandemia de Covid-19. Anais Congrega Mic - ISBN:978-65-86471-05-2 E Anais Mic Jr. - ISBN:978-65-86471-06-9, 16(0), 109–114. Recuperado de http://revista.urcamp.tche.br/index.php/congregaanaismic/article/view/3595
Volken, T., Zysset, A., Amendola, S., Klein Swormink, A., Huber, M., von Wyl, A., & Dratva, J. (2021). Depressive Symptoms in Swiss University Students during the COVID-19 Pandemic and Their Correlates. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(4), 1458. doi: 10.3390/ijerph18041458
Zanon, C., Rosin, A. B., & Teixeira, M. A. P. (2014). Bem-estar Subjetivo, Personalidade e Vivências Acadêmicas em Estudantes Universitários. Interação Em Psicologia, 18(1), 1-12. doi: 10.5380/psi.v18i1.27634
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.