Impactos da pandemia da COVID-19 na saúde mental dos estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.17058/psiunisc.v5i2.16348Palabras clave:
Impacto, Covid-19, Saúde mental, Estudante universitário.Resumen
Este é um artigo de revisão narrativa da literatura, o qual tem por objetivo avaliar os impactos da pandemia da Covid-19 na saúde mental de estudantes universitários. A busca de dados ocorreu durante o mês de março de 2021, em 3 bases (Science Direct, BVS e PubMed). Foram encontrados um total de 755 artigos usando os descritores “Impact and Covid-19 and Mental Health and University student”, dos quais, depois do processo de inclusão e exclusão, sobraram 11 estudos, que foram explorados na íntegra para análise final, sob a perspectiva qualitativa de análise de conteúdo de Saldaña (2013). Os resultados deste estudo nos conduzem a concluir que a pandemia da Covid-19 afeta grandemente a saúde mental dos estudantes universitários. Desde que a doença foi considerada uma pandemia mundial, as atividades acadêmicas nas universidades foram encerradas (aulas, exames de qualificação de pós-graduação, defesas e outras) para contenção do vírus. Os riscos e impactos à saúde mental neste período incluem o medo de contaminação pelo vírus, a incerteza sobre o fim da pandemia e o retorno das aulas, medidas de distanciamento social prolongado, ansiedade e outros desconfortos psicológicos agravados pela falta de serviços de apoio psicológico. Sugere-se, assim, a implementação de serviços de apoio psicológico (sendo a modalidade virtual mais eficaz neste momento da pandemia) dentro das universidades, para a promoção do bem estar e da saúde mental da população universitária.
Descargas
Citas
Abuhmaidan, Y., & Al-Majali, S. (2020). The Impact of the Coronavirus Pandemic on Mental Health Among al ain University Students in Light of Some Demographic Variables. Psychiatria Danubina, 32(3-4), 482–490. doi: 10.24869/psyd.2020.482
Baloch, G. M., Sundarasen, S., Chinna, K., Nurunnabi, M., Kamaludin, K., Khoshaim, H. B., … AlSukayt, A. (2021). COVID-19: exploring impacts of the pandemic and lockdown on mental health of Pakistani students. PeerJ, 9, e10612. doi: 10.7717/peerj.10612
Conrad, R. C., Hahm, H. “Chris”, Koire, A., Pinder-Amaker, S., & Liu, C. H. (2021). College student mental health risks during the COVID-19 pandemic: Implications of campus relocation. Journal of Psychiatric Research, 136, 117–126. doi: 10.1016/j.jpsychires.2021.01.054
Copeland, W. E., McGinnis, E., Bai, Y., Adams, Z., Nardone, H., Devadanam, V., … Hudziak, J. J. (2021). Impact of COVID-19 Pandemic on College Student Mental Health and Wellness. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, 60(1), 134-141.e2. doi: 10.1016/j.jaac.2020.08.466
Evans, S., Alkan, E., Bhangoo, J. K., Tenenbaum, H., & Ng-Knight, T. (2021). Effects of the COVID-19 lockdown on mental health, wellbeing, sleep, and alcohol use in a UK student sample. Psychiatry Research, 298, 113819. doi: 10.1016/j.psychres.2021.113819
Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Assuntos Estudantis [FONAPRACE] (2019). V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES - 2018. Brasília: FONAPRACE. Recuperado de: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES-2018.pdf
Fu, W., Yan, S., Zong, Q., Anderson-Luxford, D., Song, X., Lv, Z., & Lv, C. (2021). Mental health of college students during the COVID-19 epidemic in China. Journal of Affective Disorders, 280(Pt A), 7–10. doi: 10.1016/j.jad.2020.11.032
Goularte, J. F., Serafim, S. D., Colombo, R., Hogg, B., Caldieraro, M. A., & Rosa, A. R. (2021). COVID-19 and mental health in Brazil: Psychiatric symptoms in the general population. Journal of Psychiatric Research, 132, 32–37. doi: 10.1016/j.jpsychires.2020.09.021
Maia, B. R., & Dias, P. C. (2020). Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200067. doi: 10.1590/1982-0275202037e200067
Gundim, V. A., Encarnação, J. P., Santos, F. C., Santos, J. E., Vasconcellos, E. A., & Souza, R. C. de. (2020). Saúde Mental de Estudantes Universitários Durante a Pandemia de COVID-19. Revista Baiana de Enfermagem, 35, e37293. doi: 10.18471/rbe.v35.37293
Lai, A. Y., Lee, L., Wang, M., Feng, Y., Lai, T. T., Ho, L., … Lam, T. (2020). Mental Health Impacts of the COVID-19 Pandemic on International University Students, Related Stressors, and Coping Strategies. Frontiers in Psychiatry, 11, 584240. doi: 10.3389/fpsyt.2020.584240
Li, X., Fu, P., Fan, C., Zhu, M., & Li, M. (2021). COVID-19 Stress and Mental Health of Students in Locked-Down Colleges. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(2), 771. doi: 10.3390/ijerph18020771
Lyons, Z., Wilcox, H., Leung, L., & Dearsley, O. (2020). COVID-19 and the mental well-being of Australian medical students: impact, concerns and coping strategies used. Australasian Psychiatry, 28(6), 649–652. doi: 10.1177/1039856220947945
Olofsson, H., Brolund, A., Hellberg, C., Silverstein, R., Stenström, K., Österberg, M., & Dagerhamn, J. (2017). Can abstract screening workload be reduced using text mining? User experiences of the tool Rayyan. Research Synthesis Methods, 8(3), 275–280. doi: 10.1002/jrsm.1237
Organização das Nações Unidas [OMS]. (2020). OMS: 'O impacto da pandemia na saúde mental das pessoas já é extremamente preocupante'. Recuperado de https://brasil.un.org/pt-br/85787-oms-o-impacto-da-pandemia-na-saude-mental-das-pessoas-ja-e-extremamente-preocupante
Ouzzani, M., Hammady, H., Fedorowicz, Z., & Elmagarmid, A. (2016). Rayyan—a web and mobile app for systematic reviews. Systematic Reviews, 5(1), 210. doi: 10.1186/s13643-016-0384-4
Pautasso, M. (2020). The structure and conduct of a narrative literature review. In R. S. Tubbs, S. M. Buerger, M. M. Shoja, A. Arynchyna, & M. Karl (Eds.), A guide to the scientific career: virtues, communication, research, and academic writing (pp.299-310). Hoboken: Wiley Blackwell.
Saldaña, J. (2013). The Coding Manual of Qualitative Researchers (2ª ed.). London: SAGE
Sunde, R. M., Júlio, Ó. A., & Nhaguaga, M. A. F. (2020). O Ensino Remoto em Tempos da Pandemia da Covid-19: Desafios e Perspectivas. Epistemologia E Práxis Educativa - EPEduc, 3(3). doi: 10.26694/epeduc.v3i3.11176
Sunde, R. M., & Sunde, L. M. C. (2020). Luto Familiar pela Covid-19: Dor e Sofrimento Psicológico. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 8(3), 703–710. doi: 10.16891/787
Veber, L. S., Rodrigues, J. V., Fagundes, L. B. B. & Amaral P. L. (2020). Saúde Mental de Estudantes Universitários na Pandemia de Covid-19. Anais Congrega Mic - ISBN:978-65-86471-05-2 E Anais Mic Jr. - ISBN:978-65-86471-06-9, 16(0), 109–114. Recuperado de http://revista.urcamp.tche.br/index.php/congregaanaismic/article/view/3595
Volken, T., Zysset, A., Amendola, S., Klein Swormink, A., Huber, M., von Wyl, A., & Dratva, J. (2021). Depressive Symptoms in Swiss University Students during the COVID-19 Pandemic and Their Correlates. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(4), 1458. doi: 10.3390/ijerph18041458
Zanon, C., Rosin, A. B., & Teixeira, M. A. P. (2014). Bem-estar Subjetivo, Personalidade e Vivências Acadêmicas em Estudantes Universitários. Interação Em Psicologia, 18(1), 1-12. doi: 10.5380/psi.v18i1.27634
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La presentación de originales para esta revista implica la transferencia, por parte de los autores, de los derechos de publicación impresa y digital. Los derechos de autor para los artículos publicados son del autor, con los derechos de la revista sobre la primera publicación. Los autores solo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente esta revista como el medio de publicación original. Debido a que somos una revista de acceso abierto, se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educativas y científicas siempre que se cite la fuente según la licencia CC-BY de Creative Commons.