Narrativas biográficas e identidade biker custom
DOI:
https://doi.org/10.17058/psiunisc.v7i1.17829Palavras-chave:
Identidade Social, Narrativas pessoais, Cultura, Motocicletas, BiografiasResumo
Este estudo aborda as narrativas biográficas de motociclistas e sua relação com a cultura custom. A pesquisa teve como objetivo verificar a relação entre as narrativas biográficas e a constituição da identidade social e foi realizada através de oito entrevistas biográficas com motociclistas. O material foi analisado seguindo a proposta metodológica de análise de núcleos de significação (Aguiar & Ozella, 2006). Os resultados apontaram que os valores, significados e práticas sociais próprios à cultura custom são ressignificados através da narrativa biográfica buscando evidenciar um estilo que, ao mesmo tempo, implique o sujeito a um grupo social específico e o permita afirmar sua singularidade. Conclui-se que as narrativas são uma mediação fundamental para a formação da identidade social. As narrativas biker custom disponibilizadas pela indústria, pelos meios de comunicação de massa e por grupos sociais específicos formam as referências através das quais a identidade social é constituída. Através de um processo de organização discursiva sobre o contexto cultural, o sujeito estabelece os significados sociais que constituem os grupos dos quais participa e insere-se singularmente nesses grupos.
Downloads
Referências
Aguiar, W. M. J. & Ozella, S. (2006). Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia: Ciência e Profissão, 26(2), 222-245. doi: 10.1590/S1414-98932006000200006
Almeida, L. O.; Tavares, M. C.; Urdan, A. T. & Teixeira, D. J. (2013). Comunidade de marcas e os proprietários de Harley-Davidson de Belo Horizonte. Revista Gestão & Tecnologia, 13(3), 235-257. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2013.v13i3.589
Bakhtin, M. (2006). Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes.
Burzyńska, K. (2017). Bad boys meet the swan of avon: A re-visioning of hamlet in sons of anarchy. Studia Anglica Posnaniensia 52(2), 269-283. doi: 10.1515/stap-2017-0010
Bockorni, B. R. S., & Gomes, A. F. (2021). A amostragem em snowball (bola de neve) em uma pesquisa qualitativa no campo da administração. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, 22(1), 105-117. doi: 10.25110/receu.v22i1.8346
Bruner, J. (1987). Life as Narrative. Social Research, 54(1),11-32.
Bruner, J. (2008). Actos de Significado. Lisboa: Edições 70.
Bruner, J. (1991). The Narrative Construction of Reality. Critical Inquiry, 18(1),1-21.
Bruner, J. (1997). Realidade mental, mundos possíveis. Porto Alegre: Artes Médicas.
Chiarelli, C. (2015). A diferença é a alma? A subcultura de consumo Harley-Davidson e uma comparação do significado da marca em diferentes culturas de consumo (Dissertação de Mestrado). Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC, Brasil. Recuperado de https://document.onl/documents/a-diferena-a-alma-a-subcultura-de-consumo-harley-chiarellipdf-ao-benetton.html?page=1
Dean, M. (2017). Harley culture from the outside: cowboys, guns and Patriotism. Internacional Journal of Motorcycle Studies. 17, 1-10. Recuperado em https://motorcyclestudies.org/volume-13-2017/harley-culture-from-the-outside-cowboys-guns-and-patriotism-misao-dean/
Duarte, P. S. (2019) O processo de identificação dos membros de tribos urbanas: o caso do grupo de motociclismo da Harley-Davidson, (Tese de doutorado), Escola de Administração, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, SP, Brasil. Recuperado de https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/27543
Evangelista, S., & Sá, S. P. (2021). Gêneros musicais, conservadorismo e nacionalismo: trilhas sonoras da convocação a atos políticos em defesa da presidência brasileira. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, 44(2), 175-188. doi: 10.1590/1809-5844202129
Fivush, R. (2008). Remembering and reminiscing: How individual lives are constructed in family narrative. Memory Studies, 1, 49-58. doi: 10.1177/1750698007083888
Gomes, F. L. (2017). Histórias de Paixão sobre Rodas: Moto Club de Campos. Niterói: Nitpress.
Jovchelovitch, S. & Bauer, M. W. (2002). Entrevista narrativa. In M. Bauer, & G. Gaskell (Orgs), Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som (pp. 90-113). Rio de Janeiro: Vozes.
Lauchs, M. (2022). A Survey of the Rise of Outlaw Motorcycle Gangs in East Asia. Asian Journal of Criminology, 17,19–35. doi: 10.1007/s11417-021-09351-6
Linde, C. (1993). Life stories. The creation of coherence. New York: Oxford University Press.
Mindich, B. (2014). Bikers: A Sustainable subculture model. The Journal: Master of Arts in Liberal Studies, 38-49. Recuperado de https://www.academia.edu/9761123/Bikers_A_Sustainable_Subculture_Model
Moita Lopes, L. P. da. (2002). Identidades Fragmentadas. A construção discursiva de raça, gênero e sexualidade na sala de aula. Campinas: Mercado de Letras.
Neculai, A. (2019). Sons of Anarchy Uncovered. A Cinematic Journey. “Dunǎrea de Jos” University of Galaț I, Faculty of Letters. Recuperado de https://www.academia.edu/39776075/_Sons_of_Anarchy_Uncovered._A_Cinematic_Journey?email_work_card=view-paper
Nobrega, A. N. & Magalhães, C. E. A. (2012) Narrativa e identidade: Contribuições da avaliação no processo de (re-)construção identitária em sala de aula universitária. Veredas On-Line, 2, 68-84. Recuperado de https://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2012/10/artigo-5.pdf
Naujorks, C. J., & Silva, M. K. (2016) Correspondência Identitária e Engajamento. Civitas, 16(1), 136-156. doi: 10.15448/1984-7289.2016.1.18139
Oltramari, L. C., & Naujorks, C. J. (2020). Identidade sobre rodas: um ensaio sobre a cultura biker custom. Interthesis, 17, 01-14. doi: 10.5007/1807-1384.2020.e67140
Panzarini, B. (2015). A comunicação mercadológica e a apropriação de um estilo de vida – estudo de caso da marca Harley-Davidson no Brasil (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós Graduação em Comunicação Social, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, SP, Brasil. Recuperdo de http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/711
Pirsig, R. M. (2018). Zen e a Arte da Manutenção de Motocicletas. São Paulo: WMF/ Martins Fontes. Edição do Kindle.
Schouten, J. W & Mcalexander, J. H. (1995). Subcultures of consumption: an Ethnography of the new bikers. Journal of consumer research, 22, 43-61. Recuperado de https://psycnet.apa.org/doi/10.1086/209434
Silva, K. L. (2016). “Isso é coisa para macho”: a construção de masculinidades nos encontros de motociclistas em Goiânia (Dissertação de Mestrado). Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil. Recuperado de http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6448
Stjärnqvist, A. (2015). The mysterious mc-clubs: A content analysis of the structure, symbols, brotherhood, and criminal involving among legal and illegal mc-clubs. Degree project in Criminology (Masters Program Criminology), Malmö University, Malmö. https://www.diva-portal.org/smash/get/diva2:1488425/FULLTEXT01.pdf
Thompson, W. (2023a). Riding With Modern American Motorcyclists. In W. E. Thompson & M. L. Thompson (Orgs), Pulling Back the curtain on Qualitative Research (pp. 110-125). Taylor & Francis. doi: 10.4324/9781003320760-8
Thompson, W. (2023b). Performing a Content Analysis of Popular Motorcycle Movies. In W. E. Thompson & M. L. Thompson (Orgs), Pulling Back the curtain on Qualitative Research (pp. 126-137). Taylor & Francis. doi: 10.4324/9781003320760-9
Toledo Pinto, F. R. (2011). Você tem uma moto ou uma Harley: vínculos com a marca Harley Davidson em São Paulo (Tese de doutorado). Programa de Pós Graduação em Antropologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-17082012-095850/publico/2011_FatimaReginaDeToledoPinto.pdf
Van Deuren, S., Blokland, A & Kleemans, E. (2022). Examining Membership of Dutch Outlaw Motorcycle Gangs and Its Association with Indqividual Criminal Careers. Deviant Behavior, 43(7), 880-895. doi: 10.1080/01639625.2021.1919498
Vieira, A. G. & Henriques, M. R. (2014) A Construção Narrativa da Identidade. Psicologia: Reflexão e Crítica, 27(1), 163-170. doi: 10.1590/S0102-79722014000100018
Washco-Castro, A. (2020). Movilidades culturales. Una práctica cultural norteamericana en nuestras calles. Tsantsa. Revista de Investigaciones Artísticas, 10, 79-87. Recuperado de https://publicaciones.ucuenca.edu.ec/ojs/index.php/tsantsa/article/view/3548
Wolf, D. (1991). The Rebels: a brotherhood of outlaw bikers. Toronto: University of Toronto Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.