A graduação em medicina e as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
DOI:
https://doi.org/10.17058/psiunisc.v7i2.17852Palavras-chave:
Estudante de medicina, Práticas integrativas e complementares em saúde (PICS), RelatoResumo
A experiência acadêmica dos estudantes de medicina, ainda que traga muito conhecimento técnico e prático para os estudantes, é repleta de dificuldade, desafios e complexidade. Dessa forma, muitos estudantes tentam encontrar formas de abrandar essa trajetória através de estratégias que compreendem o exercício de práticas para o autocuidado. As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) podem se tornar aliadas desse período. Esse texto trata de um relato de experiência em que uma estudante de medicina descreve e analisa suas vivências com as PICS durante o processo de formação acadêmica, no período compreendido entre 2019 e 2021. Uma narrativa científica na forma auto narrativa, na qual a escritora analisa os acontecimentos baseando-se na importância e no impacto destes na sua trajetória. O objetivo desse texto é entender o impacto e o relacionamento das PICS com uma estudante de medicina em formação, de forma a também assimilar a importância dessas práticas em sua saúde física e mental. A partir deste trabalho foi possível entender a relação dessas práticas com a formação acadêmica de um estudante de medicina, que é historicamente marcada por grande custo psíquico.
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