Interação social de crianças com autismo em um contexto de educação musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v7i2.18130

Palavras-chave:

Interação Social, Autismo, Educação Musical

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar os comportamentos de interação social de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em relação aos seus pares com base na educação musical, focando na qualidade e na frequência da apresentação de tais comportamentos. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de forma descritiva, exploratória, observacional, com uma abordagem quantitativa. Neste estudo, participaram quatro crianças que possuem diagnóstico de TEA, nível 1, sem comprometimento intelectual concomitante, com idades entre nove e dez anos. Os instrumentos utilizados foram uma Ficha de dados sociodemográficos e de desenvolvimento, para traçar os perfis dos participantes; e o Protocolo de observação de comportamentos de crianças com TEA com seus pares (POCC-TEA/Pares) para análise dos comportamentos de interação social, durante cinco encontros musicais (150 minutos). Os resultados demonstram que a música pode agir como ferramenta que propicia o desenvolvimento de habilidades na interação social e auto expressão espontânea de crianças com TEA, visto a prevalência e o aumento de iniciativas e respostas funcionais espontâneas, sem estereotipias, e uma diminuição de comportamentos não funcionais no decorrer dos encontros. A pesquisa revelou, portanto, a partir da estimulação musical, a capacidade de desenvolver trocas entre pares, desde linguagem verbal e expressão corporal, troca e compartilhamento de objetos, e assim promover um espaço favorável a interação com seus pares.

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Biografia do Autor

Daniela Diniz, Universidade do Vale do Itajaí

Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Pós-Graduada em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual.

Juliana Vieira Almeida Silva, Universidade do Vale do Itajaí

Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade do Algarve. Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do curso de graduação e Mestrado Profissional em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

João Rodrigo Maciel Portes, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do curso de graduação e Mestrado Profissional em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

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Publicado

2023-07-26

Como Citar

Diniz, D., Silva, J. V. A., & Portes, J. R. M. (2023). Interação social de crianças com autismo em um contexto de educação musical. PSI UNISC, 7(2), 157-174. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v7i2.18130

Edição

Seção

Artigos