Indução de estereótipo e desaprovação na memória de crianças pré-escolares e escolares
DOI:
https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i1.18492Palavras-chave:
Memória, Sugestionabilidade Infantil, Falsas Memórias, Indução de EstereótiposResumo
O presente estudo investigou o impacto da indução de estereótipo e a influência da desaprovação na memória de crianças. Participaram 40 pré-escolares (23 meninas, entre 4 e 6 anos (M= 62,7 meses, DP=8,03) e 36 escolares (17 meninas), entre 7 e 8 anos (M=95,4 meses, DP= 6,21) que receberam a visita de um “cientista” que realizou uma demonstração de ciências. As transmissões do estereótipo e desaprovação foram realizadas através de vídeos. Entrevistas foram realizadas para avaliar a memória das crianças acerca do evento. Os principais resultados indicam que crianças escolares recordaram mais informações acuradas que crianças pré-escolares. Ademais, existe uma relação positiva entre recordação de memórias acuradas e produção de memórias relativas ao estereótipo, que é moderada pela idade dos participantes. A principal contribuição é a investigação empírica do impacto que a faixa etária exerce na acurácia dos relatos de memória, e na relação entre memória acurada e falsas memórias.
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