Indução de estereótipo e desaprovação na memória de crianças pré-escolares e escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i1.18492

Palavras-chave:

Memória, Sugestionabilidade Infantil, Falsas Memórias, Indução de Estereótipos

Resumo

O presente estudo investigou o impacto da indução de estereótipo e a influência da desaprovação na memória de crianças. Participaram 40 pré-escolares (23 meninas, entre 4 e 6 anos (M= 62,7 meses, DP=8,03) e 36 escolares (17 meninas), entre 7 e 8 anos (M=95,4 meses, DP= 6,21) que receberam a visita de um “cientista” que realizou uma demonstração de ciências. As transmissões do estereótipo e desaprovação foram realizadas através de vídeos. Entrevistas foram realizadas para avaliar a memória das crianças acerca do evento. Os principais resultados indicam que crianças escolares recordaram mais informações acuradas que crianças pré-escolares. Ademais, existe uma relação positiva entre recordação de memórias acuradas e produção de memórias relativas ao estereótipo, que é moderada pela idade dos participantes.  A principal contribuição é a investigação empírica do impacto que a faixa etária exerce na acurácia dos relatos de memória, e na relação entre memória acurada e falsas memórias.

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Biografia do Autor

Marina Pante, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora do Curso de Psicologia na UFRJ e psicóloga clínica. Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPG-UFRGS), integrando o Laboratório de Psicologia Experimental, Neurociências e Comportamento (LPNeC).

Lilian Milnitsky Stein, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Psicóloga com doutorado em Cognitive Psychology - University of Arizona, EUA e pós-doutorado Universidad de Barcelona, Espanha. Pesquisadora associada ao Centro de Direitos Humanos da Universidade de Oslo e da Fundação IMED. Possui 30 anos de trajetória acadêmica e de pesquisa como professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Também integra o Grupo de Assessoramento Técnico da CTI (Convention against Torture Inniciative), organização ligada à ONU.

Mariana Dillenburg, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Psicóloga formada na PUCRS; Mestre em psicologia clínica, sob orientação da Prof. Margareth da Silva Oliveira na PUCRS; Especialista em Terapias Comportamentais Contextuais pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo e pelo Centro Integral de Psicoterapias Contextuales (CEFI/CIPCO). Psicóloga clínica de adultos. Área de atuação: Psicologia clínica, Terapias Comportamentais Contextuais.

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Publicado

2024-01-16

Como Citar

Pante, M., Stein, L. M., & Dillenburg, M. S. (2024). Indução de estereótipo e desaprovação na memória de crianças pré-escolares e escolares. PSI UNISC, 8(1), 333-347. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i1.18492

Edição

Seção

Artigos