A queixa e a demanda no serviço-escola de psicologia da Universidade Feevale: uma perspectiva psicanalítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i2.18528

Palavras-chave:

Serviço-escola, Psicologia, Psicanálise

Resumo

Os Serviços-escola de Psicologia constituem-se como espaços de aprendizado prático dos(as) alunos(as) de final de graduação e possibilitam atendimento a comunidades menos favorecidas. Neste estudo pretendemos identificar a queixa inicial pela qual as pessoas buscaram atendimento no Serviço Escola de Psicologia da Universidade Feevale nos últimos três anos e analisar se existiu uma transformação dessa queixa em demanda de tratamento ao longo dos atendimentos. De maneira geral, na clínica psicanalítica, é possível compreender a queixa como a primeira forma de expressão do sofrimento do paciente, enquanto a demanda apresenta algo mais profundo e inconsciente. Trata-se de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa e a coleta de dados foi realizada através de documentos arquivados no Serviço-escola. Para a análise dos dados utilizamos a análise de conteúdo (Bardin, 2011). Foram construídas duas categorias iniciais de análise - queixa inicial e transformação da queixa em demanda - e três subcategorias durante o processo de leitura e análise de dados: conflito interpessoal, perdas e lutos e manifestações de ansiedade. A principal queixa das pessoas dessa amostra estava relacionada a perdas e lutos, o que pode estar associado ao momento situado em meio a pandemia da covid-19. Sobre a transformação da queixa, pudemos observar que, em alguns casos, a queixa vai se desdobrando, através da fala e da escuta, modificando o posicionamento do sujeito em relação ao seu sofrimento e, noutros, a queixa permanece inalterada ao longo do processo, no entanto, não sem causar efeitos terapêuticos. A pesquisa em psicanálise não parte da busca de um saber inquestionável, pois é através do remanejamento e constante movimento que a prática psicanalítica e a pesquisa podem avançar, promovendo um aprofundamento contínuo na compreensão dos fenômenos psíquicos.

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Biografia do Autor

Sabina Maria Stedile, Universidade Feevale, Novo Hamburgo - RS/Brasil

Graduada em Psicologia pela Universidade Feevale, pós-graduanda em Neuropsicologia pela Universidade Líbano, pesquisadora do Centro Interdisciplinar de Gerontologia na Universidade Feevale.

Gustavo Rosario, Universidade Feevale, Novo Hamburgo - RS/Brasil

Graduando em Psicologia pela Universidade Feevale.

Mariáh Finger, Universidade Feevale, Novo Hamburgo - RS/Brasil

Graduada em Psicologia pela Universidade Feevale e pós-graduanda em psicanálise e prática clínica pela mesma universidade.

Luiz Gustavo Heinen, Universidade Feevale, Novo Hamburgo - RS/Brasil

 

Graduado em Psicologia pela Universidade Feevale e pós-graduando em psicanálise e prática clínica pela mesma universidade.

 

Júlia Reichert Figueiredo, Universidade Feevale, Novo Hamburgo - RS/Brasil

Graduada em Psicologia pela Universidade Feevale, Mestranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social.

Thaís Blankenheim, Universidade Feevale, Novo Hamburgo - RS/Brasil

Doutora em Psicologia (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Mestra em Diversidade e Inclusão (Universidade Feevale). Psicóloga, psicanalista e professora do curso de Psicologia da Universidade Feevale.

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

Stedile, S. M., Rosario, G. ., Finger, M., Heinen, L. G. ., Figueiredo, J. R., & Blankenheim, T. (2024). A queixa e a demanda no serviço-escola de psicologia da Universidade Feevale: uma perspectiva psicanalítica. PSI UNISC, 8(2), 263-277. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i2.18528