Construção da identidade paterna e licença paternidade: uma perspectiva de pais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i2.18539

Palavras-chave:

Licença paternidade, Identidade paterna, Relação pai-bebê

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a perspectiva paterna acerca da licença paternidade e a utilidade desta para a construção da identidade paterna. Participaram desta pesquisa 10 pais-homens: cinco, que tiveram licença paternidade de cinco dias, e outros cinco, que tiveram licença paternidade de 20 dias. Os participantes preencheram um formulário sociodemográfico e realizaram uma entrevista semiestruturada individual por meio de vídeo chamada, que foi gravada e transcrita. Os dados foram analisados através da análise temática e os resultados foram discutidos com subsídios da teoria psicanalítica winnicottiana. Os resultados mostraram que a licença paternidade é um período valorizado pelos homens e que incentiva a paternidade, além de exercer influência na dupla mãe-bebê. Porém, notou-se que a forma como a licença paternidade é executada não contempla as necessidades dos pais-homens, das mães e dos filhos, pois a volta breve ao trabalho se torna um impeditivo para o exercício das funções demandadas. Logo, é necessário o desenvolvimento de espaços de escuta e acolhimento para que esses homens possam expor os seus anseios e angústias acerca da paternidade. Esses espaços também são importantes para se entender ainda mais o quão efetivo é esse período de licença.

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Biografia do Autor

Julia do Couto Bueno, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba – MG/Brasil

Psicóloga pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro-Bolsista CNPq EDITAL Nº 13/2020/PROPPG. 

Conceição Aparecida Serralha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba – MG/Brasil

Pós-doutora em Psicologia pela Universidad Argentina John F. Kennedy - UK - Buenos Aires e pela Universidade Estadual de Campinas-SP (UNICAMP); Doutorado e mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFTM (PPGP-UFTM). Psicanalista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise Winnicottiana - SBPW, filiada à International Winnicott Association - IWA . Membro do Grupo de Pesquisa em Filosofia e Práticas Psicoterápicas- GrupoFPP.

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

Bueno, J. do C., & Serralha, C. A. . (2024). Construção da identidade paterna e licença paternidade: uma perspectiva de pais. PSI UNISC, 8(2), 248-262. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i2.18539